Thursday, December 6, 2007

Castigo, castigo, castigo..

Quarta-feira.
Ainda existia mais nevoeiro do que no dia anterior. O frio também era mais. A humidade muita. Cada respiração feita pela boca, deixava uma marca no ar.
Dia por norma, para rolar fácil. Mas uma vez que o dia de trabalho não correu nada bem, senti que tinha de trocar o treino de quinta feira para quarta feira.
Assim, e na esperança de não ter dôr na perna, pois estava mesmo a precisar de dar "porrada" no corpo e na mente. Tinham de ser castigados, para relaxar da porcaria de dia que tinha passado.
Fiz um aquecimento, como de costume de 1.5km. Alguns alongamentos, e comecei a fazer o treino.
Iriam ser um total de 11.2kms, mas desta vez com 3x1600mts a 3:55min/km, com 800mts de recuperação.
Felizmente, as pernas, cedo mostraram que estavam bem e com vontade de correr mais rápido.
Primeiros 1600mts foram corridos a 3:50min/km. Pensei, isto começa mais rápido do que deveria, irei pagar mais para o fim do treino.
Assim, e após a recuperação de 800mts em jogging, lá parti para a segunda série. Desta vez, um pouco mais lento, como deveria ser. Tentei manter-me na casa dos 3:55min/km. E consegui.
Recuperei rápido para uma batida cardíaca normal de treino fácil. Porreiro.
Última série, comecei por ir a 4:50min/km nos primeiros 600mts, mas no restante deixei ir o corpo ao sabor do que as pernas deixavam. Ao som de "Can I play with Madness-Iron Maiden", fui transportado autenticamente pelas minhas pernas, que só lhe apeteciam correr. Assim, e sempre controlando o ritmo, pois não pretendia ir para a casa dos 3:30min/km nem coisa parecida, senti-me super bem e com força para ir a 3:40-3:50min/km.
Quando fiz os últimos 800mts, tinha recuperado totalmente. E sentia-me super super bem. Ainda tinha gasolina no tanque para mais umas voltas. E é isso que se pretende
.
Incrivel como de facto, o plano de treinos feito em forma ondular, nos dá benefícios.
Este mês de treinos mais curtos e de menor intensidade, a seguir a uns meses de maior carga, deixa-nos de facto com mais força do que antes.
Sinto o meu corpo, de facto com mais força e velocidade do que tinha antes de baixar de ritmos.
A filosofia do plano de treinos ondulante, de facto têm as suas vantagens e estou a sentir isso mesmo. Estou a sentir, o meu corpo está a pedir agora neste momento, aumento de carga progressiva. E é isso mesmo que estou a começar a dar-lhe.
É um erro cometido por muita gente, que leva um ano inteiro a dar sempre carga, e carga no corpo, não afrouxando por vezes. Chegando a um ponto em que de facto, o corpo já não desenvolve mais, ou custa a desenvolver.
.
Resumo do treino: nada como dar castigo ao corpo e à mente. Abençoadas endrofinas, que nos deixam completamente longe de problemas.
Faz imenso tempo que não fazia um treino de séries, e sem qualquer tipo de dôr ou impedimento.
Sempre que não temos dores, e nos limitamos apenas a correr, é de facto sensacional.
Foi maravilhoso. Soube bemmmmmmmmm.

No comments: