Wednesday, June 18, 2008

Afinal não é do joelho

Estas últimas semanas têm sido algo limitadas em termos de treinos. Nada de treinos de velocidade (excepto a prova do último sábado) nem treinos longos.

A dôr que tenho vindo a sentir junto ao joelho, afinal não é do joelho, mas sim daquilo que eu já desconfiava. O músculo chamado "bicipe femoral", aquele que se encontra na parte de trás dos quadrícipes é ligado ao joelho através de tendões que vêm do mesmo músculo até à tibia.

Ora é um desses tendões, mais em concreto o do interior do joelho esquerdo, que foi algures forçado. Ou em algum movimento excessivo num treino de séries, ou em algum alongamento mal feito.
Eu até consigo treinar bem. O problema é depois do treino, e durante o dia. Levo o dia com dores. A perna custa a esticar na sua plenitude. O joelho parece que se encontra "fraco"
É aquele que exactamente se encontra assinalado nos desenhos em baixo







As recomendações para o tratamento, são o descanso (não podia deixar de ser), gelo, e compressão.
O gelo e a compressão ainda se consegue fazer. Quanto ao descanso. Bem esse, poderá ser feito também. Não na totalidade, pois recomenda-se 2-3 semanas de paragem. Não irei parar durante esse tempo, pois não é (por enquanto) uma lesão impeditiva de treinar. E como defendo as recuperações activas, sejam elas de provas, sejam elas de lesões (desde que não muito graves). Aliás, tentarei recuperar totalmente na 1ª semana de férias. Semana essa que não irei treinar.
Penso que tenho as provas deste mês decididas, caso isto não mude de cenário. Participar apenas para saborear as mesmas, e nada de tempos em mente.
Lá terei de voltar a tomar Voltaren, que me rebenta com o estômago, mas é a única coisa que me tira as dores.

No comments: