Monday, May 18, 2009

Liberdade

Ontem, Domingo, aproveitei que me encontrava no Alentejo para ir fazer mais um treino longo.
Comecei cedo, mesmo assim com algum vento e calor à mistura.
Dirigi-me para fora de Sines, no caminho para Santo André.
Só eu e o alcatrão.
Nas bermas, os corvos iam levantando vôo à minha passagem.
Passados os primeiros 3kms, comecei a sentir-me leve e com força.
Mesmo assim fui me controlando, pois ainda faltava muito tempo pela frente.
Ao quilómetro 5, o momento do dia. Algures ao fazer uma curva, ia eu completamente sozinho na estrada, e mesmo junto a mim, encontravam-se 4 cavalos rodeados por uma vedação onde pastavam.
À minha passagem, levantaram todos a cabeça e ali ficaram a olhar para mim. Quase que lhes consegui adivinhar o pensamento. Eu a correr livremente, e eles ali presos.Um animal que representa o correr, o ser livre, estava a olhar para mim, a desejar estar no meu lugar.
Estive quase a parar. Tinha vontade de os libertar. Abrandei bastante o meu andamento e....não pude fazer nada.
Este momento tocou-me fortemente cá dentro, e acompanhou-me durante o treino inteiro. Dei mais valor à liberdade que usufruia naquele momento. Acelerei o passo.
Aos 10kms, consegui fazer mudança de ritmo até aos 15kms. Depois abrandei para fazer os 2 últimos quilómetros mais relaxado.
Ao todo foram 18.5kms.
Resumo do treino:
até aos 10kms: 5min/km
10-15kms: 4:10min/km
15-18kms: 4:40min/km

Terminei o treino bem fisicamente.
Sinto o corpo a adquirir o endurance e a resistencia dos treinos longos.
Já se fazem sentir estas últimas semanas de treinos longos ao Domingo.
Agora está na hora de começar a treinar a velocidade com regularidade.

No comments: