Saturday, August 15, 2009

De novo à carga

Após varias semanas sem qualquer noticia, poia escolhi que iria me afastar do blog, e de mais alguns assuntos, esta semana passada voltei aos treinos com maior assiduidade.
Foi um mês muito escasso de treinos. Cerca de 4 ou 5 até a semana passada.
Voltei então aos 45-50min de treino, alternando ritmos calmos com um ritmo um pouco mais vivo nos 2-3 kms finais, para ajudar a esticar a perna.
O que valeu, foi que cada treino foi sempre feito com boas subidas. O que espero vir a ter alguns resultados mais à frente.

2 comments:

Anonymous said...

+e possivel ter a sua ajuda? Gostava de melhorar a minha performance e a sua experiência podia ser importante.
tenho 38 anos e tenho como tempo referência 48m aos 10 km (Dezembro 2008)...ainda só fiz 2 meias...exactamente as 2 ultimas pontes. O tempo que "gastei" foi à volta de 1,45m!
Tenho 38 anos, 1,71m..71kg.
jfdneves@gmail.com
Ass. José Francisco

Eu, Corredor said...

Olá companheiro.
os seus tempos fazem-me lembrar os meus primeiros anos que comecei com esta brincadeira.
Não sei se serei o melhor para lhe dar conselhos a nível de treinos, mas o que lhe posso dizer é: tenha paciência. Muita paciência. Pois se souber treinar com alguma sabedoria, tudo é uma questão de tempo. Na corrida, as coisas demoram muito tempo a surgir. E por vezes, podem até surgir no ano seguinte. Estabeleça objectivos para determinadas provas. De preferência, consigar arranjar planos de treinos (pois ajudam-nos a saber o que fazer todos os dias e isso vai nos motivando). Faça das outras, provas em género de treinos mais fortes, uns para ganhar resistência, outros para ganhar velocidade. Mas planei com antecedência o seu ano em termos de provas e escolha quais as que irá para dar no osso e tentar bater os seus tempos. Isso, na minha opinião, é meio caminho andado. Termos determinadas provas como objectivo, e treinar bem para elas.
Não faça de todas as provas que participa, sempre competição. Aproveite algumas apenas para o ambiente de corrida, a multidão, os companheiros de corrida, etc. Isso faz-nos saborear a corrida em si. E ao mesmo tempo fortalecer o nosso espirito.
Quanto a treinos em si, na minha opinião, são fundamentais 2 tipos de treinos por semana. O especifico de velocidade, e o treino longo ao domingo.
Não quer dizer que apenas e somente faça esses. Nada disso. Os outros treinos faça em ritmo de recuperação e rolar fácil. É para isso que serve esses mesmos treinos. Se quiser fazer treinos de velocidade, não se esqueça, existe sempre um dia especifico por semana para correr rápido, séries, fartlek, treinos de ritmo, etc. Nesse dia, aí sim, corra rápido.
Saiba recuperar após esses treinos com treinos calmos de recuperação (fundamental).
Companheiro, penso que de uma maneira resumida, disse-lhe aquilo que penso que poderá utilizar ou não para poder melhorar.
Acima de tudo, temos planeamento e sabedoria em treinar. E muita paciência!

abraço
Nuno