Saturday, April 21, 2007

Treino longo

Sabado-resolvi levantar relativamente cedo (7:15) e aqui fui eu para a marginal.
Início do treino seria no estádio nacional e em direcção a Santos.
Manhâ calma com o sol ainda com pouca força. Vento, não existia nenhum.
Pouca gente ainda se via pelo caminho.
Depressa fui aquecendo durante o treino, mas tinha em mente não fazer um treino exigente, mas sim dar tempo de corrida contínua às pernas, e acima de tudo ao meu joelho. Assim, fui controlando constantemente o ritmo de passada.
Pela 1ªvez levei o meu GPS para ver como a "máquina" se comportava em campo aberto onde poderia explorar algumas das potêncialidades do equipamento.
Ao passar junto ao museu da electricidade, reparei num senhor que estava com um corvo domesticado. Que animal fenomenal visto assim tão perto.
Ao passar pelas docas, todos os bar estavam com as portas abertas. Para dar ar fresco aos estabelecimentos, após a "night". O cheiro era típico ;)
Passei a estação de Santos, e fiquei indeciso se iria prosseguir para o Rossio. Seria apenas mais 1km. O que prefazia 2kms (ida e volta). Ao todo estaria a colocar talvez mais de 24kms. Mas o meu lado racional trabalhou, e voltei para trás. Esses 24kms e tal, iriam ter de ficar para outro dia. Mas estava bem, e poderia ter prosseguido.
Ao regressar, pude utilizar uma das funcionalidades do meu relogio ,que é o indicar o caminho de volta para donde começamos. Ideal para quando não conhecemos o lugar ou nos perdemos. O que não era o caso. Mas foi bom ver a coisa a funcionar.
Para o regresso fiz com um ritmo um pouco mais forte, cerca de 5:00 a 5:15.
Na volta, já se encontrava bastantes pessoas a praticar o seu jogging ou a sua caminhada.
Ao passar numa bomba de abastecimento de combustível, aproveitei para beber um pouco de água. Registei no meu relogio esse local como local de abastecimento, para que da próxima vez ele me indique quantos quilómetros ainda falta para esse abastecimento.
A parte pior foi os 2 últimos kms, pois são feitos em terra batida cheia de pedras soltas, aliados ao calor que já se fazia sentir aquela hora.
Ao chegar ao destino já estava imensa gente no complexo do Jamor. Foram 2h:04m durante 22,4kms.
E ao terminar, a ansiedade instalou-se durante os minutos seguintes. Iria o joelho dar sinal de si, e fazer-me desistir da meia de Setúbal? Mas felizmente, nem sinal nem nada. Estava impecável.
Mais tarde, apenas algumas dores músculares nos gémeos, devido ao facto de não andar a fazer grandes quilometragens, como também ao facto de na véspera ter feito pesos para os mesmos músculos. Mas nada que amanhâ já não tenha tudo passado.
Como conclusão foi um óptimo treino. Da próxima vez, já posso usar o meu relógio para fazer o mesmo trajecto, e competir contra mim mesmo se quiser.Excelente!

aqui está o percurso:

http://www.mapmyrun.com/run/portugal/lisbon/348523905

No comments: