Friday, July 20, 2007

A prática da corrida e as suas consequências

Quarta-feira: treino novamente de 9.6kms, com vontade de apertar no ritmo. Os últimos 2-3 kms ainda os fiz na casa dos 4:20-4:10. Mas resolvi que era melhor abrandar, pois esta será supostamente a semana de "relax".
.
quinta-feira: treino feito na companhia do meu colega de provas, a um ritmo calmito. Lá fomos a falar calmamente e como sempre, sobre diversos assuntos do nosso dia-a-dia.
Foram apenas 7kms. No fim, soube a pouquito, nem deu quase para suar, mas deixa-nos uma sensação de bem estar enorme.
A corrida têm esta vantagem, que só quem a pratica assiduamente, conhece e consegue tirar prazer da mesma. O fabrico das endorfinas aumenta, o que nos deixa após os treinos com uma sensação de quase não existir problemas na nossa vida, bem, quase... Mas pelo menos, e nas horas seguintes, a vida não nos parece tão díficil e complicada.
Isto é o que eu sinto de cada vez que faço um treino. Se fôr sozinho, vou entregue aos meus pensamentos, aos meus problemas, alegrias e tristezas. Consigo durante o treino pensar, e analisar melhor as questões que por vezes andam pendentes na nossa vida. A mente funciona de um modo muito mais aberto e racional, do que normalmente durante o dia.
Em dias de maior stress no trabalho, aproveito sempre para fazer com um pouco mais de ritmo o treino, e é 100% garantido. No fim, todo o stress acumulado nesse dia desaparece, ficando apenas uma sensação enorme de bem estar físico e mental. Quase como que uma droga, o aumento das endorfinas (aquelas que fazem o ser humano sentir-se bem e de bom humor), começar por ser quase como que obrigatório. O corpo e a cabeça, quase que ao fim do dia "pede"por aquela sensação. Em dias de descanso, é complicado não fazer nada mesmo. Mas tal como o exercício, o descanso é tão importante como o mesmo (aliás, é nos dias de descanso/recuperação e não nos dias de treino, que melhoramos como atletas, em que o nosso corpo assimila os treinos feitos)
Todos aqueles que correm, sabem do que eu falo. Todos os outros, é pena de facto nunca terem sentido este tipo de sensação. Todo o desporto, no final nos faz sentir bem, mas a corrida, é diferente de todos os outros, e acreditem, já fiz vários desportos ao longa da minha vida, e nenhum se lhe compara.

1 comment:

Anonymous said...

Amigo Nuno,gostei de o ter conhecido, pois era um dos poucos que ainda não tinha o prazer de conhecer do fórum.
Quero também agradecer a ajuda,incentivo e companhia que ajudou a contribuir para o meu bom desempenho na prova(segundo as minhas capacidades).
Abraço e até futuras corridas.Eu vou encerrar dia 29julho com a Meia de Pombal
José Magro