Sunday, July 15, 2007

Ultramaratona Melides-Troia

As previsões não eram as melhores para um bom dia de praia. E de facto, as previsões concretizaram-se. Mas para os atletas do Raide Melides-Troia, deve ter sido como que uma bênção, o São Pedro ter-se lembrado de fazer este tempo. Tempo práticamente encoberto, com poucos raios de sol, e uma temperatura agradável.
Cheguei cedo, por volta das 9h. Ainda tive de esperar pelo primeiro atleta a aparecer. Até lá, ainda dei um banho no mar, mas estava muito frio cá fora.
Para quem estava na praia, a gozar apenas a mesma, o tempo não foi dos melhores. Senti frio quase o tempo todo. Mas acredito que para quem já vem a correr faz algumas horas, o frio? esse, de certeza absoluta que não existe.
De facto, o primeiro atleta a aparecer vinha com uma passada excelente para aquela altura da prova. Até se dava ao luxo de vir a falar com as moto 4, de apoio. O segundo lugar, vinha algo distante mesmo. Penso que mesmo que o primeiro quisesse ir a andar, dava para chegar em primeiro lugar.
Tirei fotos a praticamente quase todos os atletas, até mesmo aos 2 ultimos, que tal como os outros, merecem o nosso respeito e admiração pela coragem que tiveram de enfrentar durante tantos quilometros. Existem aqueles que têm coragem para enfrentar estes desafios, e existe todos os outros, que ficam a ver (como eu). E como tal, considero a todos vencedores.
Vi a "nossa" amiga Analice. Até filmei a passagem dela por mim.
E inclusive, ajudei mesmo 2 companheiros (de forma legal como é lógico). Um deles chamou-me, e pediu-me se eu podia tirar o telemóvel que se encontrava numa bolsa que trazia às costas, e que se encontrava bem no fundo da mesma. Disse-me que se parasse, era difícil arrancar (como eu o percebi!!). Assim, fui atrás dele, os 2 a correr, durante cerca de 1km, eu a tirar os geis, barras energéticas, etc, maquina fotográfica, até chegar ao telemovel. Disse-lhe para não abrandar o ritmo, que eu também corria, e podia ir com ele a tirar-lhe as coisas do saco até chegar ao telémovel. E assim foi. Desejei.lhe um bom final.
Outro companheiro, fui com ele também quase cerca de 1km a tentar levá-lo até ao "adversário" mais perto. Outro ainda pediu-me para lhe tirar do saco das costas as 2 garrafas de água que tinha.
Como eu percebo, o quanto é dificil, passado tanto tempo de estar a correr, ter de parar ou abrandar um bom bocado para se fazer qualquer coisa, como tirar água p.e. do saco das costas. Ainda para mais nestas quilometragens e naquela altura de prova então, em que já quase não se sente os músculos. Como disse a vários atletas que passaram ,que apartir dali, apenas é a cabeça a comandar.
Foi de facto um dia que valeu a pena só mesmo pela prova, pois o dia de praia, esse foi para esquecer. Mas valeu muito bem a pena apreciar a coragem desta gente.
Para eles, as minhas maiores admirações. Porque é de pessoas assim, que precisamos!, com coragem e determinação para se superarem a eles próprios.
Estas são algumas das dezenas de fotos que tirei. Estes, são pela ordem que passaram por mim, e que acredito que assim se tenham mantido até final. Respectivamente, o primeiro, o segundo, o terceiro, e os 2 últimos que são tão vencedores como os outros,

No comments: