Wednesday, January 23, 2008

Não vai ser fácil

Terça feira, primeiro treino com a nova mudança de ritmo.
Agora têm de se tornar fácil um ritmo de rolamento de 4:45min/km.
Ontem foram 13km logo para abrir o apetite.
Ontem não era decididamente o meu melhor dia.
Estava com falta de forças nas pernas (talvez resultado do ginásio do dia anterior), além de que a minha perna esquerda parecia que estava presa. Não esticava completamente devido a uma ligeira tensão na zona do glúteo.
Mesmo assim, o ritmo foi mantido, quase que em piloto automático, e foram concluídos os 13kms. Desta feita, práticamente quase todos feitos na pista de tartan.
Normalmente não o faço, até porque pela zona circundante à pista, tem algumas ligeiras inclinações e mudanças de piso, e também porque a volta por ali é maior. É cerca de 520mts. Assim os quilómetros parece que passam mais depressa, pois não efectuamos tantas voltas como se fizéssemos na pista.
Mas cedo verifiquei que não estava com muitas forças, pelo que não quis estar a forçar os músculos a ligeiras inclinações, e assim fiz quase todo o treino na pista.
O ritmo como disse foi mantido, mas tornar este ritmo como sendo "fácil" para treino longo e
treinos de rolamento, não será efectivámente muito fácil.
Pois estou a aproximar-me do ritmo que acerca de 4 meses atrás tinha em prova na meia maratona. E agora este terá de se tornar um ritmo "descontraído" e de rolamento.
Mas acredito no plano que estou a seguir, e dados os bons resultados anteriormente mostrados pelo mesmo plano, vou ver no que isto dá. Uma coisa é certa. Que estou a correr melhor, disso não tenho dúvida.
Quando comecei este plano foi em 27 de Novembro. Pelo que ainda não tenho 2 meses de treino, e já baixei práticamente o meu ritmo de rolamento em 30segundos. Ou seja, antes do plano, o meu ritmo de rolamento era por volta dos 5:15-5:30min/km. Actualmente, a 5:15 e a 5:30 parece que estou parado.
A minha velocidade de ponta também melhorou mas não muito. Mas a minha velocidade de endurance, essa sim, acredito que esteja bem melhor.
As minhas últimas séries, foram as 5x1600mts com 800mts de jogging, e sempre na casa dos 3:45-3:50min/km.
Os meus treinos de ritmo, também me conseguiu melhorar dos 4:10min/km para os 4:00min/km.
Assim, vou deixar "correr" a coisa, e esperar para ver se valeu a pena o plano ou não.
Seja como fôr, mesmo que não consiga fazer o tempo pretendido na meia maratona, uma coisa poderá ser "certa" (como se nas provas de atletismo alguma coisa fosse dada como certa antes do cortar da meta), acredito que irei melhorar o meu record pessoal de 1:48:00. E isso, para mim, será o objectivo nº1 (a seguir a terminar como é lógico).

No comments: