Friday, January 25, 2008

Puxei...e deu

Treino de quinta feira.
treino de ritmo com total de 12.8kms, com 9.6kms a 4min/km.
Dado a mudança de ritmo segundo o plano, e uma vez, que tenho vindo sempre a fazer uns segundos mais rápido do que o plano recomenda, impunha-se que teria desta feita de baixar dos 4min/km neste tipo de treino.
Nunca o tinha tentado e muito menos conseguido, pois o meu ritmo nas provas de 10kms estava na prova do tejo na casa dos 4:10min/km.
Todos os outros treinos deste tipo tinha me mantido a 4:00-4:05min/km.
Iria ser díficil, ainda para mais com a dôr que tenho tido na zona lombar que não me têm deixado treinar livremente. Qualquer alteração de inclinação têm sido um autêntico martírio.
Mas nada que um voltaren não resolva.
Assim, e passados os primeiros 3kms a 4:50min/km, estava na altura de acelarar.
Comecei por me colocar logo nos 4:00, e esperar para ver como o meu corpo ia reagindo.
Também cedo percebi que não poderia fazer este treino pelo circuito misto, devido à ligeira inclinação que têm.
Tive pois de ir para a pista de tartan.
Passados 2kms, as minhas canelas (principalmente a esquerda) começaram logo a dar sinal de si. Tensas. As pernas pareciam que não queriam levantar do chão.
Mas eis que aos poucos foram se libertando, e tudo começou a depender apenas de músculos e coração.
Assim, fui puxando até começar a ir para os 3:50min/km. E assim fui até ao fim.
Média final do treino foi de 4:09, com a média final dos 9.6kms rápidos de 3:55min/km.
Fiquei completamente contente comigo mesmo, pois finalmente, e pela 1ª vez consegui em treino contínuo (e que 9.6kms foram para mim), e não em séries, baixar dos 4:00min/km.
Acabei cansado. Mas ainda dava para mais um minutos. Não muitos é verdade.
Mas terminei feliz comigo e com o meu corpo, que têm vindo a modificar-se contínuamente para melhor e a surpreender-me.

No comments: