Thursday, February 14, 2008

Isto não perdoa

Pois é.
as séries apesar de terem sido feitas perfeitamente à vontade, não perdoam no dia seguinte.
Então quarta feira, sentia-me um pouco sem forças.
Mesmo assim, e felizmente aproveitei a companhia do meu amigo Proença, lá fomos nós 5:min/km para 11.2kms.
Esta semana, é a última semana do plano de treinos que é de recuperação. Nem treino longo vai haver nem nada, maravilha!
Apartir daqui vai ser sempre a partir até à semana antecedente à prova. Um dos treinos mais longos será de 26kms. Será o treino mais longo que farei desde que comecei a correr. Quanto às séries, a mais dura irá ser um treino de 17.6kms, com 6x1600 para 3:40min/km.
Estes vão ser apenas alguns dos momentos mais "altos" até final do plano. E já falta pouquinho! já começa a cheirar a meia maratona. Já começa a cheirar o sonho de bater a 1h:30.
Apesar de me dizerem que tenho treino e ritmo para 1h:20, sei interiormente que não tenho. A minha cabeça nunca foi muito positivista. E prefiro arriscar sempre para o pior e ficar feliz quando terminar, do que ser optimista em demasia, e no final ficar triste.
Mas também, quem não arrisca não petisca. Mas eu nas meias maratonas, e fruto de uma má experiência na meia maratona de Setúbal, tenho imenso respeito pela distância, e tenho medo, muito medo de dar o estouro.
Por isso, perfiro ir aos poucos e poucos melhorando, mesmo que algum dia venha a sonhar para 1h:20, tenho de treinar com esse objectivo, pois quero ter confiança para arriscar e necessito de ter confiança. Neste momento não tenho confiança para nada que seja abaixo de 1h:30. O que sair saí. O meu objectivo é de facto chegar ou bater mesmo a 1h:30. E se o fizer, sou um gajo feliz.
Pois abaixo de 1h:30m, de facto já não é para muitos. E é uma conquista que me têm custado muito suor e muita porrada no chão.
Tento não ligar muito ao que me dizem. Que tenho ritmo para isto e para aquilo. Que preciso de alguêm que me puxe desde o ínicio e que faça uma prova bem lançada, etc.
Acontece que eu tenho esse algûem. O meu amigo Proença. Mas como já falámos anteriormente, ele têm uns 5kms muito fortes. Começa logo no ritmo que quer fazer as provas.
Eu pelo contrário, os primeiros 5kms são sempre de adaptação ao ritmo. É práticamente apartir dos 5kms, que as minhas pernas se soltam.
Mas como eu digo, a adrenalina faz milagres, e quem sabe, dia 16 de Março não é o meu dia. Quem sabe nesse dia eu não me sinto um guerreiro, e não me surpreendo? quem sabe? nunca se sabe. É tudo uma conjungação de factores, que nesse dia terão e estar ao mais alto nível.
Caso não dê.......lá terei de arranjar depois uma outra meia maratona para cumprir o objectivo.
É tão simples como isso.

2 comments:

Anonymous said...

Olá meu amigo Nuno,
Desconhecia a existência deste blog, apesar de já nos conhecermos há 6 meses...
Esta noite descobri-o e estive a ler quase todos os posts, até às 2 da manhã... confesso que a minha auto-estima subiu consideravelmente, com tantas referências elogiosas.
Apesar de reconhecer não ser merecedor de tanta distinção não quero deixar de agradecer.
Aproveito a oportunidade, para que fique registado, que te desejo um óptimo aniversário (fazes hoje 36 anos) e tens todas as condições para fazeres grandes marcas... para o nosso nível, claro está.
Deixo-te já aqui um aviso... não penses ir para a meia da ponte fazer 1h30m... asseguro-te que aquilo vai dar de 1h28m para baixo... nem que eu tenha que passar 4 semanas a fazer-te lavagem a essa cabeça... porque as pernas estão lá - 1h20m não é uma miragem... depois falamos.

Um GRANDE abraço do teu amigo Proença.

Eu, Corredor said...

Grande amigo Proença!
desde ja e mais uma vez quero agradecer-lhe ter-se lembrado do meu aniversário.
Fico feliz por saber que posso contar com amigos como tu.
Como não sabias do meu blog.........fizeste depois uma lavagem cerebral ao lê-lo até as 2h da manhã não?eheheh
Como podes ver, as pessoas às vezes conseguem-nos surpreender. E tu, és daquelas pessoas das quais eu fiquei a conhecer só aos 35 anos. Mas mais vale tarde do nunca, e ainda bem que o posso considerar meu amigo. A si, e à familia tão simpática que têm, quero agradecer uma vez mais.
Continuem sempre com a simpatia e boa disposição que vos marca .

Um grande abraço, e.....até amanhâ
Nuno