Tuesday, February 26, 2008

Porquê?

Várias vezes nos questionamos, principalmente quando estamos com dificuldades num treino (sejam elas de ordem fisíca, mental ou outra) porque estamos a fazer aquilo? porque nos estamos a cansar, depois de um dia de trabalho, que às vezes só por si já nos desgasta quase totalmente? Porquê?
Como conseguimos ir ainda buscar forças, para treinar ao final do dia? e de madrugada então?? Como conseguimos isso?
Mesmo quando ao final de um dia de trabalho cansativo, ainda vamos fazer treinos "loucos" de 6x1600mts. Isto de facto é de malucos.
O ser humano é algo de extraordínario.
Tanto o nosso corpo, como a nossa cabeça, consegue sempre reservar energia para aquilo que nos dá prazer.
A nossa mente, sabe o quanto a corrida nos proporciona prazer. E mesmo desgastados físicamente, a mente comanda o resto para "o prazer". Mesmo que esse prazer seja doloroso, a nossa cabeça manda o corpo mexer, como que a dizer, é disto que tu gostas. deixa-te de desculpas e de mais desculpas, e corre. Simplesmente, corre. Um pé à frente do outro, e já está.
A cabeça têm esta dupla função, de nos conseguir dar força fisica onde ela por vezes já não existe mas também têm o poder de nos tirar a confiança, e de nos mandar abaixo.
Quantos treinos faríamos nós, quando chegamos a casa, ou nos levantamos bem cedo para treinar, e está um temporal danado, se não fosse a nossa cabeça a levar-nos lá para fora?
E quando estamos todos "rebentados", e o corpo só pede para ficar em casa a descansar? se fossêmos atrás disso... estávamos desgraçados. Mas felizmente, o nosso cérebro é mais forte do que tudo isso.
Felizmente, a nossa cabeça, arranja sempre uma desculpa para treinar. Seja com que objectivo fôr. Seja treinar para fazer provas, seja treinar para perder peso. Seja qual fôr. A nossa cabeça é que nos leva a treinar.
A isso chama-se, força de vontade. A força de vontade cria-se, e vai-se fortalecendo ao longo do tempo. E quanto mais forte estamos mentalmente, mais força de vontade temos para andar para frente, para endurecer a coisa sem olhármos para trás ou recearmos algo.
É preciso de facto muita força de vontade para continuar, e continuar, e continuar, sem desistir, e acima de tudo, continuar quando nos perguntamos......porquê?

No comments: