Sunday, March 2, 2008

O mais longo

Domingo de manhâ.
Estava um tempo agradável. Temperatura amena.
Iria ser o último treino longo "a sério" antes da prova. Iriam ser 25.6kms.
O local da partida era o mesmo do costume. Jamor.
Após respectivo aquecimento na companhia extremamente agradável da família do meu amigo Proença, eis que ambos arrancámos por aí fora.
Ele iria "apenas" para 17kms, pelo que só teria a sua companhia durante os primeiros 8kms. Apartir daí estava por minha conta.
De facto aqueles primeiros 8kms passaram a voar. Quando dei por mim, estavam feitos 8kms.
Sentia-me bem, e acelerei um pouco o ritmo para 4:40min/km.
Passei a estação de Santos. Passei o terreiro do Paço. E ao chegar perto de Xabregas, era tempo de voltar para trás.
Desta vez, com o ligeiro vento a empurrar, era tempo de começar a aperta um pouco.
Fui passando aos poucos para 4:30min/km, 4:20min/km, 4:10min/km até aos 24kms, fazendo depois mais para o fim um ligeiro abrandamento para 4:50min/km.
Foram ao todo, 26.60kms. A distância mais longa que alguma vez corri na vida.
Acabei com algumas mazelas, mais principalmente a nível do joelho direito, onde uma ligeira dôr se têm mantido durante o dia.
Por volta do km18, senti a dôr no pé, que me têm vindo a incomodar desde quinta feira. Desta feita, com menor intensidade. Mas ainda continua lá.
Soube bem fazer este treino.
Se fosse de facto a um ritmo mais brando, digamos, à volta dos 5min/km, ou 5:15min/km, até onde conseguiria ir? Provávelmente aos 30.

No comments: