Monday, April 21, 2008

15Kms da Corrida do Metro

Manhâ fresca, mas que prometia não chover.
Chegámos cedo para podermos levantar os dorsais com calma.
Eu, o Aristides, o Zé Magro e a minha mulher procedemos então a uns 20minutos de ligeiro aquecimento junto ao enorme paquete que se encontra atracado nas águas do Tejo. Uma visão sublime para mim, uma vez que sou um fanático de barcos.
Após o aquecimento e respectivos alongamentos, estava a chegar a hora da partida. Tal como estava a chegar a promessa de chuva.
E foi precisamente num timming fantástico, que após o tiro de partida, começou a chover. Como que o São Pedro estivesse à espera também desse sinal.
Entre a Estação de SAnta Apolónia e a Praça do Comercio foi sempre a chover.
Uma chuva fria. Arrefeceu-me por completo os braços e mãos.
Até aí, fui sempre num ritmo algo controlado de 4:10min/km.
Estava curioso quanto à subida da Avª Almirante Reis, pois não conhecia a sua distância nem grau de inclinação, pelo que mesmo assim a fiz sempre a 4:15-4:20min/km.
Ao chegar à Av. João XXI, sentia os meus músculos tensos, principalmente os da canela. Pelo que cada passada não era uma passada ligeira, mas sim pesado.
Mesmo assim, lá fui andado não tentando fugir muito dos 4:10.
Comecei de facto a apertar um pouco mais, entre o Campo Pequeno e o Campo Grande.
Aquele sobe e desce dos túneis, simplesmente fantástico. Tentei aproveitar ao máximo as ligeiras descidas, para abrandar um pouco nas ligeiras subidas.
No jardim do Campo Grande, foi onde comecei de facto a juntar-me aos 4min/km.
Tentanto sempre ir confortável em termos de batida cardíaca.
Mas foi no Saldanha, que a grande carga de água começou. E foi na descida para o Marques de Pombal, que o rio de água estava instalado. Ao chegar ao Marques, pareciamos que estávamos à beira de água na praia. Mas soube maravilhosamente bem!!! Como adoro correr à chuva!
E foi essa sensação de "leveza" que me pôs a fazer os 2 últimos quilómetros entre 3:40-3:30min/km.
Na descida fui tendo a companhia, como que uma lebre à minha frente, de um atleta da Remolpinta, penso que seja o Martim Lopes, que por acaso costuma treinar também no mesmo local que eu. Ia com 40-50mts de avanço, mas que eu puxei por mim, para na Avª da Liberdade a fazer lado a lado com ele. E assim chegámos ambos à meta. Obrigado pela ajuda que me deste.
Terminei bem, algo dorido do joelho direito devido ao empedrado final, e com um tempo de 1h01.30s.
Não foi o meu melhor tempo aos 15kms, tendo inclusíve na meia maratona da Ponte, feito melhor ao quilómetro 15. Mas este trajecto é bem mais díficil que os primeiros 15kms da Ponte. Pelo que fiquei contente com a minha prestação. Apesar de ter tirado a limpo aquilo que eu sabia. O ritmo de 4min/km não é o meu ritmo em provas superiores a 10kms.
Está de facto encontrado o meu próximo objectivo. Chegar aos 4min/km em meias maratonas.
Para isso, há que treinar, e treinar.
Só com treino isto lá vai.
.
E já agora, uma palavra de apreço para a minha mulher pela coragem que teve.. Que apesar do medo que esta prova lhe representava, conseguiu enfrentar o asfalto, as subidas, a chuva, e terminar a prova com 1h25.00. Nada mau para a sua primeira prova acima de 10kms.
E terminou bem, feliz, e alegre pela proeza.
Parabéns rapariga. Tu mereceste. Só eu sei o que te custa levantar todos os dias bem cedo para ir treinar.
E isto é so o começo....

1 comment:

jmagro said...

Amigo Nuno parabéns pelo teu bom tempo, mas claro hoje o grande elogio vai para a tua mulher ,pelo seu bom resultado,ter terminado bem e alegria com que a concluiu ,apesar do nervoso que se sentia nela antes da prova.Foi uma heroina como enfrentou e superou tudo isso, e assim na próxima depois deste bom inicio e com os treinos e empenho poderá "bater-se" com a amiga Estela.
Abraço para o Nuno e Beijinho para a Sandra.

P.S:Continuem assim com essa muito saudável alegria que se nota no vosso olhar.