Thursday, April 24, 2008

Como correr mais rápido?

Com certeza não irei trazer aqui a fórmula mágica. Mas esta é uma das questões que muita gente, mais cedo ou mais tarde, coloca a si próprio.
Como a maioria de nós, somos auto-treinadores. Ou seja, temos de saber auto disciplinar-nos, de nos motivar, de aprender técnicas de corrida, de implementar um tipo de treino adequado aos nossos objectivos. De preferência, com um plano de treinos para uma determinada prova.
Quem me conhece, sabe que sou de marcar um objectivo para uma prova, arranjar um plano de treinos para ela, e tentar atingir essa marca.
Mas todos nós chegamos a um ponto em que o ritmo irá deixar de melhorar de uma forma tão drástica, para começar a ser uma progressão mais lenta, em que por vezes, alguns dos resultados só aparecerão anos mais tarde.
Mas isto leva ao título do post.
Como correr mais rápido?
Calhou por estes dias ler numa revista americana da especialidade o seguinte:
"Anyone who ask how to run faster, my answer is “practice race pace, practice race pace, practice race pace”. To become better at a skill you have to perform that skill. In other words, if you want to run a sub 3h marathon, you have to practice that marathon pace."
Isto dá que pensar verdadeiramente. Pois não podemos efectivamente treinar todos os dias nesse ritmo. Mas sim, escolher treinos específicos para o fazer, nomeadamente os chamados "tempo run", ou seja, treinos de ritmo. Esses treinos demonstram na realidade como será a nossa prova. São a base fundamental dos atletas africanos.
Treinos esses que não deverão ser feitos na pista de tartan, mas sim na rua, no asfalto, com mudanças de piso, etc. Uma vez que não são tão curtos quanto isso, são esses treinos que vão fazer com que o nosso corpo se habitue a um determinado ritmo de prova.
Por isso digo, há que treinar, há que treinar e deixar de molenga.

No comments: