Wednesday, May 14, 2008

O mesmo filme?Meia de Setubal

Eu tinha dito que só existia 2 cenários para esta prova. ou melhorava o meu tempo nos 21kms ou então ia somente para bater a prova em si a nível psicologico.
Pois o caso foi a segunda opção. A dada altura o filme pareceu-me o mesmo, mas não foi bem assim...
.
Por motivos alheios aos treinos e à corrida em si, estive para não ir à prova. Mas à ultima da hora levantei-me e fui a caminho de Setubal.
Lá, o tempo estava ideal, excepto o vento que se adivinhava fora da cidade de Setubal.
Após o respectivo aquecimento sentia-me bem.
Mentalmente a estratégia estava montada.ir desde logo no ritmo da média da ultima meia maratona. E assim foi. Desde cedo que consegui colocar-me no ritmo controlado de 4:10min/km. Desta feita o percurso foi alterado. Tinhamos 5kms quando efectivamente saímos de Setubal. Os primeiros 5kms passaram a voar. Completamente fresco e solto. E por aí fui andando. Sempre num ritmo controlado pois não queria arriscar nada nesta prova,mas se surgisse a chance de melhorar o meu tempo, porque não? Foi chegado os 10kms que sinceramente quase não os senti. Até pensei nessa altura que estava tão bem que iria reservar alguma energia mais para o fim e se possivél melhorar um pouco o meu tempo. Ao chegar aos 13km, altura em que era feito o retorno, algo apareceu que iria mudar isto tudo. O vento. Terrivel vento aquele que passado 1km estoirou logo comigo. Fui obrigado a abrandar para não estoirar de vez.
Perto dos 15kms, esperei por um grupo de 5-6 atletas, e foi no meio desse grupo que me resguardei do vento, e regressei ao ritmo anterior de 4:08min/km.
Mas já estava demasiado cansado nessa altura, e apenas fiz 2kms com esse grupo.
Aquele, era o meu grupo. Mas não deu.
Aos 18kms, o meu gémeo direito (de novo) deu sinal de caimbra. E fui obrigado a abrandar para 4:30min/km. Olhei para o relógio. A média global estava estragada. Não era hoje que ia melhorar o meu tempo (já sabia que seria muito difícil fazê-lo, mas não custa tentar né?). Então havia apenas que gerir e ir até ao fim.
Estava esgotado fisicamente, mas mentalmente estava forte. Só pensava "não me vais vencer desta vez. O filme não se vai repetir. Não me vais vencer, não me vais vencer".
O gémeo sempre a querer quebrar a qualquer momento, e aos 19kms abrandei para 4:45min/km.
E foi já nos últimos 500mts da prova, que veio então a esperada caimbra. Os dedos do pé, enrolaram para dentro e o músculo ficou completamente preso. Faltavam apenas 500mts pelo amor de Deus!.
Mas mesmo assim não parei. Não podia parar. E assim lá fiz 500mts em completo sofrimento, com um músculo completamente preso, os dedos do pé enrolados para dentro, e foi assim que cortei a meta, com 1h31.17s. Mas cortei. Não desisti, não andei, sofri o bom sofrer mais uma vez, mas venci-a. Estava cumprido o objectivo.
.
De todas as provas que tenho feito, esta foi e continua a ser a que me mais faz sofrer, tanto mentalmente como fisícamente. Foi assim no ano de 2007, e até agora , foi assim igualmente no ano de 2008. Nem os 20kms de Cascais com o vento terrível na zona do Guincho me vez sofrer tanto. Não encontro explicação para tal. Psicologico? não sei. Mas ao que parece, não fui o único. Pois sei de muitos atletas que sofrem com esta prova.
Mas adoro a prova. A multidão, que este ano ainda estava mais nas ruas da cidade. A banda a tocar na Avª Luisa Todi.
E para o ano, lá estarei, mas se calhar com preparação especifíca para ela.

Posted from moBlog – mobile blogging tool for Windows Mobile

1 comment:

Anonymous said...

Maldito vento, caro amigo! Maldito vento...