Tuesday, July 1, 2008

Final de Temporada 2007-2008

Até parece uma coisa a sério. Até me dou ao luxo de fazer final de temporada desportiva. Sim senhor.
Só que esta temporada já vem desde 2006, e sem qualquer paragem. Nem nas últimas férias de 2007 deu para descansar. Aliás, foi no mês de Agosto, o mês em que treinei mais.
Mas este ano, a coisa é feita como deve de ser.
O cansaço físico nota-se e a saturação mental também.
Irá ser época de relativo abrandamento e recuperação.
Não quer dizer que com isso não se treine. Nem pensar nisso.
Irá ser um mês de Agosto, calmo em termos de treinos, com um ou outro treino um pouco mais puxado, mas nada por aí além.
O balanço em termos de provas, e estou a referir-me a 2007-2008, penso que seja um balanço francamente positivo, com uma ou outra prova um pouco menos bem conseguida, mas faz parte destas coisas da corrida. Nem sempre o corpo está disposto para correr da mesma maneira e como queremos. E até nos treinos, o dia de hoje, é diferente do dia de ontem.
Mas na globalidade, penso que estive bem para o meu grau de nível de atletismo que possuo. De relembrar que ainda não fez 3 anos que comecei com esta brincadeira.
E de facto, desde Março que tenho vindo a fazer provas muito boas, que me dão força e confiança para o futuro, para continuar a treinar cada vez mais, e a esforçar-me cada vez mais.
Não é fácil, mas também nada na vida é fácil. Mas são os momentos maravilhosos que por vezes ocorrem, que pagam e valem todo o sacrifício que fazemos, e somos recompensados com uma felicidade extrema. Pois conseguimos o que conseguimos apenas e únicamente com o nosso esforço.
A dada altura a seguir ao mês de Março, resolvi que tinha de mudar o meu plano de treinos e a minha atitude em prova. Pois a minha força mental não conseguia acompanhar o meu desempenho físico.
Para isso, tive de ouvir os sabem mais do que eu, ler algumas dicas, ouvir as experiências, e absorver toda essa informação para melhorar e treinar a minha mente em prova.
Penso que desde essa altura para cá, consegui de facto ter a minha mente mais fortalecida, ou treinada como se quiser chamar.
Sinto que ainda terá de ser treinada por muito mais tempo. Sinto que terá de sofrer ainda mais em prova do que propriamente o meu corpo. Mas noto algumas diferenças, e que diferenças.
Sinto que cada vez mais, a minha força mental está em sintonia com o meu corpo. Mas tudo isto é um processo, em que a mente têm de ser treinada tal como o corpo, e para isso é preciso tempo e paciência.

.
Até ao mês de Agosto, irão ser apenas treinos alternados. Treinos leves, ultraleves, com alguma velocidade de vez em quando. Porque a têmporada terminou em termos de provas, mas não em termos de treinos. Esses, apenas irão sofrer um corte em Agosto.
.
O regresso após as férias promete, e estou cheio de esperança e confiança para um ano 2008-2009 ainda com melhores prestações e melhoramentos, e acima de tudo, sem qualquer lesão que me impeça de fazer o que adoro: correr.

1 comment:

jmagro said...

Boas férias desportivas e um excelente regresso depois de Agosto,onde terás mais sucessos a premiar o teu empenho nos treinos e provas.
Abraço