Wednesday, October 8, 2008

Nas lonas & outras considerações

Pois é.
É o que dá não treinar no dia a seguir a um treino louco.
Nem sempre o descanso passivo faz bem.
Não treinei ontem, pelo que hoje estava completamente nas lonas.
Não quis, e talvez nem conseguisse mesmo passar para baixo dos 5min/kms.
Nos primeiros quilómetros ainda fui na casa dos 5:15min/km, indo depois para os 5min. Mais para o fim ainda apanhei o duo do costume, mas hoje era daqueles dias e foi, de treinar sozinho.

Existe dias assim, em que não somos boa companhia para ninguem. Nessas alturas, por vezes mais vale andar sozinho, ao som da música, a sós com os nossos problemas, com as nossas resoluções pessoais.
Hoje foi assim.
Mas no final, depois da terapia mental de 50min, eis que a boa disposição estava de regresso aquando dos alongamentos. A corrida têm destas coisas, que só mesmo quem a pratica sabe do que falo.
A todos os outros, deixo o desafio, experimentem. Apenas durante 1 mês. Mesmo que seja a correr um pouquinho todos os dias. Não interessa se vão devagar, ou correm apenas 15min, ou 20, ou 30min. Experimentem, e depois passado 1 mês digam da vossa justiça aqui no blog.
Talvez então percebam do que falo muitas vezes.
E como, espero eu, que este blog não seja lido apenas por companheiros de estrada, mas também por alguns que estejam a dar os primeiros passos, ou a quem esta actividade esteja a suscitar interesse, arranjem um objectivo, seja emagrecer, perder peso, não interessa. Corram nem que seja 30min 4-5 dias por semana. E muitos dos vossos problemas irão ser vistos com outra maneira pensar. Problemas de insónias, problemas de crises nervosas, etc.
É que a corrida, têm a particularidade, de gerar uma grande quantidade de endorfinas mesmo num pequeno treino de meia hora. Após essa meia hora, a vossa disposição irá mudar, os problemas irão parecer menos graves. Teremos muito mais força mental para passar pelas dificuldades do dia a dia.
Essas maravilhosas endorfinas, que são como uma droga. Queremos sempre mais, e dificilmente nos queremos ver livre delas.
.
Como podem ver, hoje estou um pouco mais virado para o lado psicologico desta maravilhosa actividade. Que tanto custa nos primeiros tempos, mas que, não admira que quem começa, dificilmente a deixa depois.
Agora imaginem, como me sinto para poder escrever isto, depois de um treino em que estava completamente arrumado tanto fisicamente como mentalmente. Só temos de saber dosear a coisa, e o resultado é imediato e imenso. Acabou-se ao fim de 50min, a minha má disposição, a minha neura. 
Voltei a ser aquilo que sou. 
Só por isso, já valeu a pena ir correr 50min.

No comments: