Thursday, November 27, 2008

De regresso às de 1000

Noite friorenta. Gélida. Mas nem por isso me gelou o espírito nem a vontade de ir fazer séries de 1000mts.
Fazia cerca de 5 meses que não me metia nas séries desta distância, pelo que agora seria apenas para entrar de novo no ritmo.
As últimas tentativas tinham sido em Setembro, na altura tinha resolvido tentar acompanhar o Proença e Aristides, mas ao fim da primeira série tive de parar. Isto aconteceu por 2x.
Agora, o objectivo seria fazer 4. Pelo que estava na espectativa de como iria conseguir aguentar esta distância. Assim, faz já algumas semanas que tenho vindo a fazer alguns treinos de velocidade: primeiro os treinos de ritmo e depois um treino de séries de 400mts. Estava na altura de tentar de novo as de 1000. O meu corpo já estava a pedir.
Assim, 1.5km de aquecimento, seguido de alongamentos. Depois cerca de 25min, 5.6km de aquecimento e estava pronto.
O frio instalava-se cada vez mais.
Tive de ir tirando roupa à medida que o aquecimento ia ocorrendo. Mas quando fui para as séries propriamente ditas, tinha escolhido bem a roupa. Nem muita, nem pouco. A ideal.
Música a postos, e cá vai disto.
Tentei manter um ritmo estável sem grandes acelerações.
Tinha apontado, e de acordo com o plano de treinos para 3:47min/km.
A primeira série saiu mesmo no bingo. 3:47min.
Senti a perna esquerda algo presa nesta primeira série. Depois descanso activo de 3min, e vamos embora novamente. Nesta resolvi puxar mais um bocadito. Estava a começar a sentir-me solto. 3:44min. Optimo. Mais 3 min de descanso activo.
No final desta segunda série, tinha ficado bem. Tinha-me sentido muito bem. Sentia força nas pernas.
Resolvi puxar mais um bocado, mas sempre num ritmo estável. Afinal ainda é 1km (o que é isso?). Esta saiu para 3:43min. Hummmm. Impecável. Dentro dos ritmos pretendidos. E já tinha feito 3 séries. Maravilhoso.
Sentia-me motivado. Sentia-me com força.
Ia para a última série. Desta vez ia tentar dar uma puxada mais forte para ver até onde iria.
Saiu a 3:37min. 
Estava feito o treino. 
Sentia-me ainda com força para fazer mais uma. Mas resolvi ser sensato, e não estragar o que estava bom. Para já, mais vale fazer assim. Ficar sempre com reserva de energia para mais. Sem dores musculares.

No comments: