Tuesday, November 4, 2008

Um dia importante para a América, e talvez para o mundo?

O que têm de especial estas eleições Americanas?
Não foram as primeiras e com certeza não serão as últimas.
Mas tal como a história nos vêm demonstrando, em determinadas alturas, o mundo fica suspenso com o que se irá passar na América.
Porque estamos a viver a nível mundial várias crises, sejam elas sociais, económicas.
E a América tendo o peso que têm em todas elas, o futuro presidente será uma pessoa determinante para o bem ou para o mal no futuro que se avizinha.
Por outro lado, J. W. Bush finalmente deixará de exercer as funções que desde à 8 anos vêm exercendo. Para muitos polémico, e criticável, para outros um bom líder que tentou na medida do possível defender a imagem e os direitos da América onde lhe interessou, mas na minha opinião com outros objectivos por muitos conhecidos.
Na minha humilde opinião, acredito que seja Obama a ganhar, e espero sinceramente que sim pois para mim, representa ideais mais crivéis e honestos. A sua política externa, na minha opinião, representa um possível e grande passo em frente na relação que o EUA têm para com o resto do mundo.
Quanto a McCain, penso que irá (apesar de ser uma pessoa diferente de Bush) representar um pouco aquilo que têm vindo a ser a filosofia da América com todo o resto do mundo. E disso, estamos nós fartos. Os Americanos estão fartos Penso que será mais do mesmo, apesar de poder ser apresentado de outra forma.
A Europa está farta, e penso que os Americanos também, de ter de dar apoio aos EUA, nos conflitos que este vai levantando aqui e ali, sempre em nome dos direitos dos povos, tal entenda-se.
Finalmente, a América percebeu que apesar de ser a maior super potência mundial, não está isolada, e que tanto necessita da Europa para resolver crises, tal como a Europa necessita da América. A globalização têm destas coisas.
E penso que os americanos, finalmente perceberam que os ideais civis existentes, não são tudo nas suas vidas. Pois o que se passa no resto do mundo, as crises financeiras, as guerras, tudo isso os afecta de uma maneira ou de outra.
Acho que a América estará de parabéns por escolher Obama. Pois na minha opinião, é o mais sensato e consensual candidato, com ideiais e reformas no plano interno e externo possíveis de ser concretizados.
A questão que se manterá penso que seja: será a America do século XXI, novamente a velha América, que à ultima da hora irá supreender tudo e todos, com receio de mudar algo? Veremos.
Penso que está na altura decisiva dessa mudança ser efectuada.

No comments: