Friday, February 27, 2009

20Kms Cascais 2009

O fim de semana avizinhava-se quente e soalheiro.
Aproveitando o facto de poder-se fazer uns dias de mais descanso, fui então participar nos 20kms de Cascais 2009.
Dirigi-me para a prova com o espirito totalmente aberto e descontraído. Mas mesmo nesse estado de espiríto, na véspera existia sempre um nervosinho míudo bem no fundo da barriga. Parecendo que não, a minha última prova perto desta distância foi em Maio de 2008, e 20kms são sempre 20kms.
Mas a confiança e a descontração estavam em alta.
Por pouco não conseguia fazer o aquecimento. Lá fiz umas esticadas de velocidade, alongamentos, e eis que fomos para a partida.
Para evitar grande entusiamos, como é normal neste tipo de situações e para mais indo fazer a prova sozinho, resolvi colocar-me bem dentro do pelotão.
Dado o tiro de partida, eis que parecia que nunca mais passava a linha de partida. A andar e bem devagar lá fui. O primeiro quilómetro feito a uma média de 5min/km, lindo!. Mas tudo bem, se era para a descontração, era para a descontração.
Ainda antes de chegar ao 2º km, eis que vejo a uns 50mts à minha frente o Martim. Companheiro aparece também lá pelo monte da Galega para treinar.
Pensei, vou juntar-me a ele, e se fôr para rolar, tenho companhia para a proxima hora e meia.
Disse-me que ia para rolar a 4:30min/km e que mais lá para a frente, logo apertava um pouco.
Porreiro, pensei eu. O ideal para o dia de hoje. Sempre evitava que me entusiasmasse muito.
Lógicamente que a rolar a 4:30min/km, mesmo com companhia demos por ir descontraídamente e a falar com alguma frequência a 4:15min/km.
O dia estava lindo, excelente, com uma ligeira brisa. Alturas houve em que se sentiu demasiado calor.
Ao chegarmos aos 10kms, apertámos um pouquito mais o andamento indo para a casa dos 4:05-4:10min/km.
Chegado ao Guincho, eis que o vento se fez sentir, mas este ano, nada comparado com o ano passado.
Abrandámos ligeiramente o ritmo, mas o vento desde cedo terminou, ficando depois um calor tremendo mais perto da Quinta da Marinha.
Ao passarmos os 15kms, reparei que ia com a mesma média do ano passado. Sem sequer pensar nisso nem tendo isso como objectivo inicial, aos 15kms e dado a média já feita, não podia deixar de pelo menos tentar melhorar o meu tempo do ano passado.
Então, perto dos 17-18kms, comecei a puxar um bocado para que isso se realizasse. Os 2 últimos quilómetros foram feitos a 4min/km, mesmo ainda baixando um pouco dos 4 no último quilómetro.
Terminámos coladinhos ao primeiro lugar feminino. Terminei bem, demasiado bem. Senti-me fresco fisicamente no final.
Gostei do que senti. Afinal, o ritmo está cá. A média foi de 4:11min/km, tendo como tempo final 1h:24m:20. Tinha mais para dar. Um bom bocado mais para dar. Tivesse partido da linha da frente do pelotão, tivesse ido para uma prova onde não dava para falar nem cumprimentar, e teria feito aqui um bom tempo final.
Mas foi um teste, que me deixou com confiança, pois apesar de nos 2 últimos meses os meus treinos terem andado completamente baralhados, verifiquei que a carga de treinos do ano passado ficou toda cá dentro.
Agora é colocar quilómetros, dar endurance nas pernas, e treinar para a 1:24 na meia maratona.
Não será fácil, pois terei de correr cerca de 11segundos mais rapido por quilómetro, durante 21kms.

4 comments:

João Paixão said...

Boa prova, excelente tempo. Se foi a rolar, quando forçar é limpinho...

Unknown said...

Realmente esta bom belo dia para fazer atletismo. Parabéns pela prova, abraços

Eu, Corredor said...

Obrigado a ambos.
JP: a ver vamo se será assim tão limpinho. 10seg mais rapido por quilometro é obra, como tu deves também saber.
Carlos: havemos de nos encontrar e falarmos em outras proximas provas.

grande abraço a todos
Nuno

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.