Wednesday, April 22, 2009

Dôr na canela, mais conhecido por "canelite"

Este problema, pode afectar tanto os corredores iniciantes como já os veteranos.
Quem a têm, em determinadas alturas de algum abuso em termos de treinos, ela volta a marcar a sua presença. Seja por aumento brusco de intensidade seja em termos de quilometragem, pode inclusive passar para uma fractura de stress da tíbia, e aí....meus amigos é parar durante alguns meses.
Como todos sabem, é a minha parte fraca na corrida, a canela da perna direita.
Felizmente, o ano passado descobri a "cura" para o meu corpo lidar com isto, e passei práticamente a temporada de 2007/2008 a treinar duro e forte mesmo no inverno e sem a minima presença desta dôr.
Aqui coloco o que costumo fazer. Não significa que funcione com toda a gente, e vale o que vale, mas às vezes, não custa tentar né?
Ora aqui vai:
Numa rotina diária, faço:
antes do treino, massagem nas canelas com um creme de aquecimento muscular.
Depois, antes de começar o treino propriamente dito, faço um ligeiro jogging de 1.5km aprox, apenas para aquecer os tendões e músculos do corpo, incluindo o músculo existente na zona da canela.
Após este jogging, faço então os respectivos alongamentos gerais de aquecimento.
Então fico pronto para começar a treinar no ritmo que me apetecer. Se me apetecer começar logo a 4:30min, começo.
Após o treino, faço novamente alongamentos de descompressão, incluindo exercicios específicos de reforço muscular na zona das canelas. Alías estes exercícios de fortalecimento das canelas, faço-os 2 vezes durante o dia.
E para terminar, à noite e após o banho, faço massagens com um rolo da massa (uma dica dada por um atleta de alta competição de marcha) e com um liquido de massagem muscular na zona das canelas e dos gémeos. Pois gémeos tensos, são propricios a fazer aparecer a dôr na canela.

Sei que é uma rotina chata e requer muita paciência, mas para fim, foi a única maneira de conseguir correr sem dores nas canelas.
E, se isto tudo implica não ter dores, não me importo nada de fazer.

Perguntam agora, porquê eu ando novamente com esta dôr? Por uma simples razão. Estive demasiado tempo sem treinar, os músculos amoleceram, e regressei forte demais, em intensidade em em quilómetragem. E acima de tudo, deixei de fazer toda esta rotina.
Resultado: a dôr voltou forte e feia. Mas já estou novamente a dar conta dela.

boas corridas!

3 comments:

Carlos Alexandre Micaloski said...

Obrigado pela dica!!

Estou com o mesmo problema que você e exatamente na canela direita... Já comecei a fazer o reforço muscular na canela e vou adotar seus procedimentos, assim que tiver algum resultado lhe comentarei novamente..

Obrigado!!

Eu, Corredor said...

Força aí nas melhoras.
diga-me algo depois.
Atenção que requer alguns dias e muita paciência

Nuno

Rafael Lopes said...

Depois duma "canelite" aparecer é mesmo preciso ter paciência porque ela não desaparece só por querermos. Já tive uma e durou por 4 meses- dezembro a março... Mas felizmente nunca mais tive.
E sem duvida que o melhor procedimento é evitar que a canela dê sinais. :)