Tuesday, April 14, 2009

Treino longo de Domingo

Após a longa viagem de regresso no Domingo, ainda cheguei cedo a Lisboa. Resolvi então ir para junto do rio e efectuar o treino longo que deveria ter feito na parta da manhâ.
Assim, e aproveitando um final de tarde com algum calor, lá fui para o sítio do costume dos treinos longos. Partida nas piscinas do Jamor em direcção à estação de comboios de Santos e regresso.
Muita gente a passear na zona das docas, a ponto de quase não conseguir correr por ali.
O sol aquecia a cabeça e o corpo.
Comecei lento, pois a minha canela e os meus gémeos não andam bons, e esperei por estarem bem quentes para imprimir então o ritmo pretendido.
Lá comecei então num ritmo de 5:10min/km.
Ao fim de 3kms sentia-me mais leve e sem qualquer tipo de dôr, então coloquei-me no ritmo pretendido de rolar de 4:40-4:45min/km.
O objectivo nº1 que pretendo nestes treinos longos são: treinar e dar maior capacidade aeróbica, e treinar a minha parte fraca na meia maratona, os 16kms.
Assim esperei pelos 14kms, e aí imprimi um ritmo semelhanto ao de prova, na casa dos 4:00-4:05min/km. E foi assim até aos 18kms. Onde depois regressei para um ritmo de total recuperação de 5:00min/km até final de treino. As nossas partes fracas têm de ser treinadas
Foram 21,10kms. Total de 1:h38m.
Existe uma dualidade de opiniões em que os treinos longos deverão ser realizados em função da nossa batida cardíaca ou em dividos em 3 partes diferentes.
A primeira opinião defende, que este tipo de treino serve apenas para trabalhar a zona aérobica, tendo em vista o fortalecimento do coração para a distância pretendida.
Na segunda opinião, o treino longo dividido em 3 partes diferentes, onde a primeira serve efectivamente para trabalhar a "máquina", a segunda para treinar o ritmo de prova, e depois uma terceira parte para fazer a recuperação e terminar relaxado o treino.
Pessoalmente, prefiro esta última.
Acredito que a primeira teoria sirva para iniciantes que não tenham experiência em provas de maior distância como a meia maratona ou a maratona. Em que a base aérobica tenha de ser desenvolvida acima de todas as outras.
Mas para atletas com maior experiência, em que já conhecemos muito bem o nosso corpo, e sabemos as nossas partes fracas, têm de existir um outro tipo de metodologia. Porque senão, como queremos correr uma meia maratona a 4:00min/km, se não habituamos o corpo a isso?
Acredito que não é a fazer treinos longos a 5:00min/km, que se consiga depois fazer uma meia maratona a 4 ou a menos.
E os treinos de velocidade, na minha opinião não chegam. Ajudam bastante é uma verdade. Ajudam a ensinar o nosso corpo a lidar com os níveis de ácido láctico. Mas o treino longo...esse é um dos fundamentais e temos de o saber fazer.
Já o faço nesta metodologia desde alguns meses. Após pesquisar bastante em foruns estrangeiros, e ouvindo opiniões de atletas com maior experiência do que eu, conclui que um treino longo deverá ser efectuado por exemplo (neste caso adaptado a mim) nos seguintes moldes:
0-4kms: 5min/km, aprox. 75% HRMax
4kms-14kms: 4:40min/km, aprox. 82% HRMax
14kms-18kms: 4:00-4:05min/km, aprox. 95%HRMax
18-21Kms: 4:45-5:00min/km, aprox. 80%HRMax
Para se efectuar este tipo de treino, já necessitamos de nos conhecer muito bem. De saber como o nosso corpo vai reagir a várias alterações de ritmo.
De qualquer das maneiras, estamos sempre a aprender, e agradeço que alguem mais sábio do que eu nestas coisas da corrida se pronuncie e deixe a sua opinião, se não estou correcto nesta resumida pequena análise que fiz.

No comments: