Sunday, May 31, 2009

Positive Split

Quem anda nestas coisas da corrida, deve estar familiarizado com o termo Negative Split, que significa mais ou menos qualquer coisa, em começar uma prova um pouco mais lento e ir aumentando gradualmente o ritmo ao longo do percurso. Isto é o que a grande maioria de nós de facto faz. Mas existe o termo inverso. Bem mais complicado de treinar, bem mais complicado de efectuar em prova.
É necessário estar muito bem preparado fisicamente e acima de tudo psicologicamente.
Ou seja, começar uma prova logo no ritmo pretendido e aguentar até dar o chamado "estoiro", e depois será apenas gerir o ritmo e aguentar, sofrer até ao fim.
Foi no ano passado que seguindo as indicações do meu amigo Proença, que se eu queria bater os meus records, tinha de arrancar logo no ritmo certo. E se o estoiro vier, e quando vier, deixa-o vir. Depois é gerir até ao fim. Pois segundo ele, não se quebram records pessoais, começando lento. Mais vale tentarmos ir o mais longe possível num bom ritmo enquanto estamos frescos do que guardar forças mais para o fim, que mesmo sendo poupadas no inicio, nunca irão ser iguais na parte final. Têm lógica.
Mas para isso, o ano passado tive de alterar desde Março até finais de Junho a minha metodologia de treino. E na altura muitos bons resultados, os meus melhores tempos, surgiram.
Para isso, temos de treinar, muito bem e da forma adequada o fisico, e principalmente a parte psicológica, pois o estoiro a aparecer será depois apenas suportável pela parte mental.
Lógicamente que nos últimos meses isso foi por água abaixo. Mas está na hora de começar a treinar de novo essa metodologia.
E sexta feira foi dia de começar.
Primeira parte do treino muito rápida, e última parte, a rolar. Pernas pesadas, quase esgotadas. Mas é essa a simulação ideal do que se passa em prova se optarmos por esta solução.
Temos de sofrer em treinos para sofrer menos em provas

No comments: