Monday, October 26, 2009

Resumo Corrida do Tejo

O aquecimento feito tranquilamente, repartido em 3 fases como de costume.
Primeiros 15min feitos num ritmo bastante lento, seguido de 5 min de alongamentos, e depois os últimos 5min num ritmo já forte perto do ritmo de corrida, seguido de umas rectas.
Com 20min de antecipação fui para a zona adequada.
Bastante gente como de costume nesta prova.
Seria a minha segunda participação, tendo sido a primeira só em 2007.
Alguns comentários aqui e ali enquanto se esperava pelo tiro de partida. Como é possível atletas estarem na zona da frente nos sub-40 a comentarem que hoje iriam tentar fazer 50min?? enfim.
Tiro de partida dado. Os primeiros 400mts, literalmente não consegui impor o ritmo que pretendia. Ao fim de 200mts, já ia um casal quase a andar e a falar na linha da frente. Como é possivel isto???
Foi só apartir dos 400mts que comecei a tentar colocar-me no ritmo pretendido. Por expectactiva apontei para os 4min/km. Mas também cedo verifiquei que me sentia confortável um pouco mais rápido.
Assim o 1º quilómetro foi feito logo a 3´50".
A minha táctica estava estudada para as subidas, perder alguns segundos deliberados para depois ir buscá-los a descer.
Assim foi. Tentei em todas as subidas e inclinações não me desgastar muito de modo a poder ir buscar os segundos perdidos depois nas descidas.
Este percurso não foi, e continua a não ser dos melhores percursos para mim. Não me consigo adaptar muito bem a este percurso. Com constantes inclinações de sobe e desce.
Passei aos 5kms com 00:19:30s. Mais um objectivo concretizado pois sabia que para bater o meu record pessoal dos 10kms, teria de fazer pelo menos 20 ou menos.
Dos 5kms em diante, fui sempre a motivar-me com a seguinte frase "o teu record pessoal está batido. Só depende de ti conservá-lo. Não o deixes fugir." E assim foi, sempre quilómetro atrás de quilómetro. Até à ultima inclinação, penso que entre o quilómetro 8 e 9. Foi onde dei o estoiro à 2 anos atrás, e foi onde quebrei novamente. Mas após a subida, ouvi o grito de força da minha treinador, juntamente com a possibilidade de conseguir alcançar um colega meu, deu-me motivação para não abrandar neste último quilómetro. E foi na companhia dele que fomos até à meta. Este foi o quilómetro mais rápido, cifrando-se nos 3´43".
Mas foi tarde demais que me apercebi que podia ter entrado no minuto 38. Quando a 300mts da meta, verifiquei que estava em pleno minuto 38. Tentei esticar nos últimos 200mts, mas já não deu para ficar abaixo do minuto 38.
Deveria ter olhado para o meu cronómetro à entrada do último quilómetro. Mas só o fiz quando já estava a dar a volta na rotunda para a entrada na recta da meta.
Fica para a próxima. Mas fiquei confiante de ser possível entrar perfeitamente no minuto 38.
Na minha opinião, os aspectos positivos: prova bem organizada, tanto em termos logisticos, antes, durante e pós prova. Aspectos menos positivos: o controlo dos tempos para a partida continua a dar muitas abébias a atletas que nem de perto têm capacidade para estarem naquelas secções. Algum calor sentido durante a prova (pode ser impressão minha, mas esta t-shirt fez-me muito calor. Alturas houve que só me apeteceu foi tirar a mesma). Não gosto muito do trajecto (não estou a falar da paisagem em si, e sim da variação do piso em si).

2 comments:

José Xavier said...

Boa prova e excelente tempo.

Parabéns!

José Xavier - Holanda

Eu, Corredor said...

obrigado!!
fruto de muito trabalho. Mas isto é mesmo assim. Quem não sofre nos treinos sofre nas provas.

abraço
Nuno