Friday, December 11, 2009

A minha participação

Domingo de manhâ:
o tempo ameaçava chuva e vento, e cedo deu para ver que pelo menos vento iria estar.
Uma vez chegado à zona da partida, acabei por ficar algo confuso, pois ou muito me engano, ou o mapa que constava no site da prova não batia certo com o local efectivo da partida.
Seja como fôr, lá me desenrasquei.
Fui fazer o aquecimento de 20min para a zona de Santos.
O vento já se fazia sentir. Os chuviscos esses começavam a cair (felizmente que não por muito tempo).
Resolvi não fazer um aquecimento muito longo nem muito forte. O suficiente apenas para aquecer os músculos, e a seguir umas rectas de 60mts aprox.
Dirigi-me depois para a zona da partida e aí encontrei o meu colega de equipa, o Luis.
Conversámos um pouco e quando dei por mim, já tinha meio mundo à minha frente. Mas tudo bem, sem stress. Não queria fazer desta prova algo muito stressante.
Dado o tiro de partida, só consegui efectivamente começar a correr à entrada do 2º km. O primeiro foi para esquecer para 4:12min/km.
Assim que consegui ter algum espaço, coloquei-me logo no ritmo que achava que poderia dar, ou seja os 4:00min/km.
O vento cada vez mais se fazia sentir. A dada altura, verifiquei que ia sempre exposto ao mesmo sempre que me encontrava em grupo. Inteligentemente, aproveitei e coloquei-me na zona mais protegida de modo a não sofrer tanto o efeito do vento.
O resultado foi o esperado. Não senti praticamente nenhum desgaste nem perda de tempo.
Ao fazer o retorno vi um companheiro meu de treino, o Zé Machado, a cerca de 50-60mts. Como o ritmo ia muito parecido com o meu, fiquei indeciso se iria esticar um pouco e chegar-me a ele e fazermos a prova juntos, ou preservar-me. O grupo de mais 2 atletas que vinha comigo, era composto por um dos elementos que ja tinha feito 15kms e iria fazer mais 21kms para treino longo. Avisou-me que tinha feito na primeira parte do treino, os últimos 4kms desta meia maratona e que não eram nada fáceis. Posto isto, resolvi manter-me no meu ritmo. E ainda bem que o fiz, pois comecei a ver o Zé cada vez mais longe.
Pensei, ou estavas com um grande ritmo ou irias pagar mais à frente.
Tentei manter-me sempre tranquilo sem ir no limite, tentando não fugir aos 4min/km. Ainda houve 2 kms em que fiz 3:54, e 3:56min/km, mas todos os outros foram quase sempre matemáticos.
Ao passar o viaduto, de repente vejo o Zé novamente a 50mts de mim. Pensei, já deste o estoiro. Mesmo assim, mantive-me sempre no mesmo ritmo.
Ao chegar ao quilómetro 15 estava bem, muito bem mesmo. Olhei para o relógio e vi que ia para 1h24 ou talvez menos. Mas ainda faltava muito. O alcançar do Zé foi uma questão de tempo. Antes mesmo de chegar à rotunda da Xabregas alcancei-o. Sabia que iria ser importante para mim ir para a subida até à meta na companhia de alguêm, e fi-lo na altura certa. Mas cedo verifiquei que o Zé estava a "andar para trás". E quando começou a subir, descolou mesmo. Estava por minha conta.
O 17km foi para 4:10min/km. Já começava a perder tempo. E assim foi até à meta. Ainda tinha alguma esperança que existisse alguma descida algures, mas não. Foi sempre a subir até ao 20km onde descia por cerca de 150mts, e tentei mesmo aí em 150mts recuperar algum tempo perdido, ainda fiz esse 20º km a 3:52min/km. Mas depois..bem depois, aquela subida terrível na altura em que apareceu, para a Av. Estados Unidos, tirou-me o resto da força que existia nas pernas. Foi penoso a entrada no estádio, e mesmo assim consegui fazer esse último quilómetro a 4:20min/km.
Tempo final de relógio: 1h25:50. E ainda não foi desta que entrei na 1h24. Mas foi só o "cheirinho" pois esteve ao alcance e bem ao alcance, e provávelmente até menos do que isso. Mas ficará para outro tipo de prova, pois esta dificilmente iria manter o mesmo ritmo com que vinha até ao 17km.
Mesmo assim, este tempo deu-me um 37º lugar da geral na meia maratona. A minha melhor classificação de sempre.
Mesmo no pós-prova, em que sofro bastante com as meias maratonas pois nas horas seguintes mal consigo ingerir alguma coisa, esta nem nada. Fiquei com uma fome tremenda. Sinal de que nunca fui no meu limite.
Senti-me bem durante toda a prova. Sempre controlado e certinho.
Desde já agradeço e dedico esta minha prova à minha treinadora, pois sem ela, eu nem tão cedo iria conseguir andar nestes tempos que últimamente tenho vindo a fazer.
A temporada 2008-2009 em termos competitivos foi para esquecer pois não rendeu praticamente nada de nada. Apenas fui fazendo uma prova aqui e outra ali mas sem qualquer objectivo nem treino especial. E agora, passado mais de 1 ano e meio da minha última meia maratona em ritmo competitivo, senti-me excelente neste regresso. E os 21kms, nem me pareceram assim tão longe quanto isso.

No comments: