Tuesday, January 5, 2010

1º treino longo 2010. Treino de balanço e reflexão

Domingo ao final do dia foi feito o primeiro treino longo de 2010.
1h30 iria ser o tempo. Após ter chegado de viagem, peguei nos ténis e na roupa e dirigi-me para o local de eleição para os treinos longos. Partida da estação de Algés em direcção a Belêm.
Por surprendente que possa parecer, e apesar do tempo de chuva, o final de tarde/início de noite estava extremamente calmo. Vento algum se fazia sentir, a temperatura amena.
Uma vez que não estava em muito boas condições físicas, pois avizinha-se uma valente constipação, resolvi mesmo assim ir bem agasalhado.
Comecei tranquilo sem grandes ritmos impostos, fazendo o primeiro e segundo quilómetro para 5´20". Depois comecei a sentir-me solto, e também não pretendia fazer um treino muito lento, então estava na hora de começar a apertar um bocadito mais o ritmo.
Pelo caminho e aproveitando já a noite e a calma do rio Tejo que ao meu lado se encontrava como um companheiro que não desgruda, fui fazendo mentalmente o balanço do ano de 2009, quer em termos pessoais, quer em termos físicos (entenda-se corrida).
Momentos tive no ano 2009 muito maus, outros menos maus, e por fim, e apenas, alguns bons, sendo estes últimos mais para os últimos meses do ano.
Foi um ano extremamente díficil a nível pessoal, tendo-se reflectido nos treinos. Estava desejoso de chegar a um novo ano, como que psicologicamente algo mudasse, mas tudo não passa de ilusão. O dia 1 de um novo ano pouco ou nada muda em relação ao ano anterior. Mas nós, o ser humano, precisamos destas coisas psicológicas de modo a agarrarmo-nos e ter confiança de que algo irá mudar. Pois sendo assim, porque irei ser eu diferente? nada disso, tenho esperança de que este novo ano irá ser melhor em todos os aspectos do que o anterior. Irei fazer por isso com toda a certeza.
Grande parte de 2009 foi muito ruim em termos de treinos. Treinei sem qualquer organização, sem qualquer plano, sem qualquer objectivo.
Ainda deu para fazer uma prova aqui e ali, mas nada de especial e muito menos nada de treinos especificos para as mesmas.
E assim terminou a época em Agosto, começando logo aí a mexer-me para começar a nova época de um modo diferente.
Agora com a vida pessoal um pouco mais estável, o nível psicológico também um pouco mais estável, estava na hora de mudar algo na minha maneira de treinar.
E foi assim que em Setembro comecei com um grupo fantástico de treino, sendo orientado pela nossa grande atleta Rita Borralho. E desde aí, que a corrida ganhou outra maneira de funcionar.
Apesar de ultimamente andar cansado psicologicamente da corrida, penso que seja normal dado a carga de treinos que tenho vindo a sofrer nos últimos meses.
Pelo caminho, muita coisa mudou a nível pessoal. Amigos, esses, mostraram bem o que valiam na altura necessária. E se houve algumas surpresas de pessoas que eu não esperava, outras houve que foram uma grande desilusão. E são nas verdadeiras alturas, nas alturas em que são mais necessárias, em que necessitamos mais da compreensão e não da avaliação sem conhecimento e consequente julgamento, que as pessoas mostram aquilo que valem.
Mas a vida é assim mesmo. Na nossa vida, existem sempre algumas pessoas com quem podemos sempre contar, e outras que vão entrando e saindo dela.
E como resumo desse emaranhado de pensamentos, eis que tinha chegado ao km 13 do meu treino. Estava com uma média de 4´50". Era altura de fazer uma mudança de ritmo, para algo mais vivo. Apartir daqui já não dava para divagar mais no balanço de 2009. O ritmo era vivo, e como tal, a concentração seria outra.
Assim e até ao quilómetro 17 foi sempre entre 4´00-4´15".
Quando dei por mim, já tinha feito 19.10km, com média de 4´43". Nada mau para começo de ano.

No comments: