Thursday, September 29, 2011

Redbull. Dá-te asas..ou talvez não?

Uma vez que é nos treinos que temos de experimentar coisas novas, sendo a melhor altura para ver se o nosso corpo se adapta ou não a novos suplementos, etc, e após ler algo sobre a bebida Redbull que praticamente toda a gente conhece, eu até hoje não tinha sequer experimentado o sabor da mesma.
Após ouvir falar que se adapta muito bem ao desporto, dados os seus compostos e tal, resolvi fazer a experiencia e verificar se efectivamente isto era o que dizem ou não.
Aproveitei o dia de treino de velocidade, aquele em que o meu corpo é levado aos limites para efectivamente sentir a acção dessa bebida.
Assim, 30min antes do treino, ingeri uma lata da mesma. Bebida energética, à base de cafeina e taurina.
O treino iria ser idêntico ao da semana passada. Assim, nada melhor do que hoje para experimentar o "powerboost", pois podia comparar o desempenho desta semana para a semana anterior.
Após ter feito os primeiros 3kms em ritmo de rolar relativamente rápido, eis que começou os 6kms de ritmo de prova.
Se comecei bem no ínicio, também cedo comecei a sentir-me cansado. Olhei para o relógio e verificava que ia mais lento do que na semana passada, com ritmo por volta dos 4:05min/km.
Continuei assim, e tive de me manter nesse ritmo pois caso contrário corria o risco de não terminar o treino. Sentia-me cansado. A batida cardíaca ia alta para um ritmo mais lento (mas preciso confirmar isto no PC mais detalhadamente).
E esperei pelo efeito então do redbull. E esperei, e esperei, e o cansaço cada vez era maior. E esperei, e terminei.
Terminei o treino, estoirado, completamente estoirado. Mas nada de sentir qualquer efeito extra para uma melhor performance.
Que é feito das "asas" que essa bebida tanto promove? ou se calhar, só dá mesmo asas se for em companhia de vodka e de uma tal pastilhazinha, não?
Seja como fôr, não me senti grande coisa neste treino. Pode ter sido pura coincidência e o corpo hoje não estar na forma física idêntica ao da semana passada. Mas, se estou a treinar para melhorar, têm lógica, treinos idênticos serem melhores ou iguais de semana para semana, à medida que o planeamento de treino decorre.
Mas quanto a efeitos extras da bebida, nada. Absolutamente nada. Ou se calhar, fez-me o coração ainda bater mais rápido devido à cafeina presente, e teve o efeito contrario, levando-me ao cansaço mais rápidamente. Porque a nível muscular, não me senti cansado

No comments: