Saturday, October 1, 2011

Final de semana, rápido ou não?

Parece que as sextas feiras estão a ser um dia particularmente díficil de digerir.
Chego completamente esgotado mentalmente ao final de semana.
Para ajudar a resolver esse problema nada como fazer o treino diário um bocadinho mais longo.
Mas hoje não apetecia.
O treino mais longo vai ter de ser domingo logo pela manhã. Está a aproximar-se a 1ª prova, e como tal, está na altura de começar a apresentar ao corpo esta novidade, que se desenraizou. E a novidade é: toca a levantar cedo e toca a mexer.
O que diáriamente têm de comum, é simplesmente o levantar cedo, porque o mexer..bem esse, não é o caso. Vou completamente feito "zoombie" a caminho do emprego.
Mas voltando ao treino, domingo é dia de levantar cedo e ir treinar, 12kms e chega.
Assim, nesta sexta feira, não estava com muito apetite para a coisa. Pelo que comecei lento. Sentia os joelhos cansados. Levantar os mesmos estava a começar a ser um pouco doloroso.
Mas a partir dos 15min de treino, tudo estava quente, pelo que resolvi acelerar um pouco a coisa, para não ser um treino tão monótono.
Sempre na casa dos 4:45min/km, já não sentia qualquer cansaço. O corpo encontrava-se bem desperto e vivo.
Até que aos 7kms, tive companhia. Alguêm com quem nunca troquei uma única palavra, mas que por vezes ali no estádio aparece para dar uma corridinha.
Quando o vi mais à frente a olhar várias vezes para trás, imediatamente reconheci o seu significado. Queria companhia. OK.
Assim que me juntei a ele, começámos a apertar o ritmo, 4:24min/km que rápidamente passou para os 4:15min/km. Ninguem dizia nada. Bastava apenas ouvir os passos e a respiração um do outro.
É esta a magia do atletismo, da corrida. Apesar de ser um desporto individual, às vezes basta a presença de algûem ao nosso lado, mesmo um desconhecido, para tudo ser mais fácil.
Quem faz provas de atletismo sabe do que falo. Sabe que ir em grupo por vezes é mais fácil percorrer quilómetros atrás de quilómetros. Eu apenas por duas vezes, senti de facto a vantagem de ir com mais pessoas ao meu lado durante uma prova. Uma foi nos 15kms de Peniche e outra na meia maratona de Lisboa em Dezembro.
Mas nem toda a gente gosta de companhia.
Eu pelo meu lado, dispenso na maioria das vezes companhia. Gosto de ir comigo mesmo com os meus ritmos e objectivos pessoais, com os meus pensamentos, ou talvez mesmo sem pensar em nada, a percorrer quilómetro atrás de quilómetro no alcatrão, mas......mas, por vezes sabe bem. Ontem foi um desses dias. A companhia, mesmo que silenciosa soube uma maravilha.
O companheiro terminou aos meus 9km, e eu ainda fiz mais 1km, para fazer a conta certa de 10.

No comments: