Wednesday, September 21, 2011

TempoRun

Desde que faço atletismo, já vão alguns anos, não muitos é verdade, mas já alguns, que o tipo de treino que efectivamente me coloca "a andar", é o chamado temporun, ao bom estilo americano.
Para quem não sabe o que é este treino, consiste basicamente no seguinte:
1º precisamos de saber de antemão para que prova e que ritmo estamos a treinar para realizar a mesma.
P.e., no meu caso, a prova seguinte será de 10kms, para um ritmo abaixo entre os 3´55"-4´/km.
2º O treino é todo continuo, onde os primeiros 3kms de treino, são efectuados num ritmo de aquecimento, para logo de seguida efectuar-se uma simulação aproximada do ritmo para o qual estamos a treinar.
P.e., hoje irei para 9kms, onde os 3km iniciais serão de aquecimento para logo de seguida efectuar 6kms perto dos 3´55-4´/km
3º ir aumentando as distancias gradualmente de semana para semana
O objectivo é habituar o corpo ao ritmo que pretendemos, ou pelo menos aproximadamente, já que não se pretende também que seja exactamente o ritmo igual ao de prova. Mas aproximado.

Para mim, este treino é o qual me coloca a correr de acordo com o esperado nas provas. É com o passar das semanas, que vou verificando a absorção do ritmo por parte do corpo. E é com este treino que normalmente faço as provas, e elas costumam sair (nem sempre, mas isto é mesmo assim) não muito longe do treinado neste treino.
Custa realmente, pois as vezes são alguns quilometros seguidos com uma atitude competitiva e ritmo competitivo.E mentalmente é um pouco desgastante, pois parece que estamos realmente a fazer "uma prova".
É um treino diferente do treino de séries, onde os limites são mais facilmente atingidos, mas incluem tempos de recuperação. Aqui, é um limite suportável por nós. Ou melhor, terá de o ser, para o fazermos em prova.
Agora, cabe a cada um saber identificar com que tipo de treino se dão melhor

No comments: