Friday, April 27, 2007

Dia Miserável

Quinta feira: o dia que tinha previsto ser um pouco mais longo, uma vez que só volto a treinar no sabado, acabou por tornar-se um treino aborrecido. Tudo por causa do enorme vento que se fazia sentir por aqueles lados.
Normalmente, não tenho problemas em treinar com vento, mas estava demais. Quase não se conseguia andar, quanto mais correr. O vento era fortíssimo, todo eu abanava com as rabanadas de vento que se fazia sentir por vezes.
Mesmo assim acabei por fazer 8kms. Mas só não terminei ao fim de 4, porque entretanto arranjei companhia para fazer mais um pouco.
No fim, foi um treino que não consegui tirar o minimo prazer dele. Aproveita-se o facto de se ter posto mais 8kms nas pernas. Até o meu joelho não ajudou nada. Pois quando cheguei a casa, lá tive mais umas ligeiras dores no joelho.
A meia maratona de Setubal, cada vez está mais em causa. Pois já percebi claramente o que o meu joelho me está a dizer. E velocidade não é com ele. vai ser uma prova de porcaria, mas vou tentar aproveitar o ambiente, e não me empolgar muito, porque arrisco a chegar ao fim da prova (ou até nem chegar) e ter de deixar de treinar por causa do joelho.
Assim, hoje vou fazer treino de ginásio de fortalecimento dos músculos que se juntam nos joelhos, e fazer alguns exercicios também especifícos para os mesmos. Amanhâ será o ultimo dia de treino, e será o mais longo. Irei fazer o treino mais longo que já fiz, 24kms. E para a semana, é a chamada semana de "tappering". Ou seja, a semana de diminuição de intensidade e quilometragem anterior a uma prova, meia ou maratona.
Nessa semana, temos de ter maior atenção à alimentação, basear-nos mais nos hidratos de carbono, e não fazer treinos intensos. O objectivo é mesmo adquirir mais energia através da alimentação, e manter a forma fisíca sem nos desgartamos. De modo a quando chegarmos ao dia da prova, estarmos a 100%.

2 comments:

Anonymous said...

Olá Nuno,
Encontrei o seu blog, através do Mundo da Corrida. Estive a ler com atenção, pois também eu comecei há pouco tempo nestas andanças...
Já contraí 3 lesões e ando fartinha de não conseguir melhorar a minha prestração nas provas.

Desejo-lhe uma excelente prova em Setúbal. Há algum tempo atrás também equacionei a hipótese de ir a essa Meia, mas tal como a de Lx, ficou para trás por causa das malditas lesões. Terei que me estrear numa próxima vez.
Boa sorte.
Parabéns pelos seus artigos.
Paula

http://alemvirtual.blogs.sapo.pt

Eu, Corredor said...

Olá Paula,
obrigado por ler o meu blog e por ter deixado o seu comentário.
De facto, lesões não me têm aparecido muito. Apenas uma em Fevereiro do ano passado, nos glúteos, que me fez parar durante 15 dias.Mas consegui descobrir a sua causa, e como evitá-la.
Surge de vez em quando uma ou outra dorzita, mas que felizmente têm desaparecido com algum gelo à mistura.
Quando faço qualquer coisa, gosto pessoalmente de saber o mais possível do que estou a fazer, e se o faço bem ou mal. Talvez isso me tenha mantido até hoje a salvo de algumas lesões, o que não impede de todo que me vá aparecer, como é lógico.
O meu conselho, Ana Paula, é que tente averiguar em livros, internet, foruns estrangeiros, onde existe muita informação sobre lesões e como evitá-las. Tente averiguar o mais possível, o que poderá estar a fazer mal, para que tantas lesões lhe tenham aparecido em tão pouco tempo. Essas lesões, é uma resposta do seu corpo a algo que não está bem.
Espero vir a encontrá-la, e sei que vai acontecer, em uma ou outra meia maratona, mais cedo ou mais tarde.

Mantenha-se saudável!

Nuno