Monday, April 2, 2007

Quinta feira-dia novamente com muito vento. aproveitei para fazer um treino relativamente mais intenso, para ajudar também a criar resistência ao vento, tanto a nível de respiração e batida cardiaca, como também a nivel muscular. Sei que não tenho problemas em correr com vento ou chuva. Mas faz sempre bem treinos com adversidades externas, neste caso, o vento.Foram 12kms a 5:30-5:00, em alguns momentos a 4:30.
Sexta-feira-ginásio mas com cargas leves e maior numero de repetições. Sentia-me a nível muscular um pouco cansado, pelo que não abusei, e até fiz nos últimos 20min da aula, bastantes alongamentos no chão. O meu corpo estava a precisar de fazer alongamentos, e nestas coisas, temos de conhecer o nosso corpo melhor do que nínguem, e saber ouvi-lo. Na corrida, tal como na maioria dos desportos quando são levados mais a sério, temos de ouvir as queixas do nosso corpo.
Sábado-tinha programado ir fazer o "trajecto da morte", como alguém da minha família lhe chamou. É um trajecto com 15,5km em que é raro existir zonas planas. Ou estamos a subir ou estamos a descer. Existe ao quilometro 7, a 1ª das 2 subidas fortes. Mas cedo notei que estava com um andamento bom, mesmo nas subidas e descidas anteriores a essas.
Essa 1ªgrande subida, deve ter cerca de 2 quilometros-3km. Depois segue-se uma descida curta algo pronunciada, para logo depois apanhar a pior de todas. São cerca de 600mts numa inclinação incrivel. De facto a meio dessa subida, temos de ser fortes mentalmente, porque a cabeça só pede para pararmos e irmos a andar. Temos de puxar por pensamentos positivos para a terminar.
Quando cheguei ao destino ainda fiz mais 1 volta à pista de tartan no estádio para fazer os 16kms certos. Alonguei calmamente durante 20mins.
De facto acabei depois por verificar, que foi dos meus melhores tempos, senão o melhor que fiz aos 16kms excepto na meia maratona.Foram 1h:26mins.
O ginásio parece que começa a dar resultados em termos de força muscular. Pois fiz estas subidas a um ritmo quase de treino em plano.
Só tinha feito este trajecto uma única vez, e tinha sido no ínicio de Dezembro.
Após chegar a casa e ter tomado um banho bem quente, enchi por metade a banheira com água fria, e lá fui para dentro. Mas só da parte da anca para baixo. Foram 10mins lá dentro.
Quando terminei, bebi um belo batido feito na hora, de leite, banana e 1 ovo, e logo de seguida foram 2horitas de sono reparador. Quando acordei, os meus músculos estavam como novos.
Os banhos de imersão de água fria, são de facto miraculosos em termos de reparação a nível muscular, tendões, articulações, etc, após um intenso esforço fisíco.
Sinto-me cada vez melhor, e adoro, simplesmente adoro,poder-me deslocar quase para onde eu quiser ir. È maravilhoso, termos a capacidade de corrermos quase os quilómetros que quisermos. Actualmente estou numa de, vou a http://www.mapmyrun.com, escolho os trajectos, são definidos os quilometros, e aqui vou eu.
Agora só imagino, quando tiver a capacidade de correr trinta e tal quilómetros.....os passeios maravilhosos que faço!

No comments: