Fui de facto tirar a limpo, se o aparecimento da dôr no joelho se devia ao treino da corrida em si, se seria devido à imposição de velocidade.
Assim, fui fazer para o final da tarde 6kms em ritmo de 5:45km bem lento só para ver como se comportava o joelho, para concluir também se poderia ir fazer o treino longo da sábado de manhâ. Pois não quero ficar "apeado" algures a 15kms do carro com uma dôr no joelho.
E (felizmente) no final, o mesmo não deu o minimo sinal de dôr. O que significa que terei de abrandar nos próximos tempos para o treino de velocidade. Pois deve-se ao facto de ao esticar mais a perna para a frente para trás, um dos ligamentos deve estar a dar sinal de si. Em termos de endurance, está tudo normal.
Hoje vai ser dia de descanso (ginásio). Uns pesos e uns alongamentos para ir mantendo a elastecidade.
Amanhâ, marginal, estádio nacional->Santos->Estádio Nacional-22Kms.
3 comments:
Boa tarde Nuno.
Antes demais deixe-me dar-lhe os parabens pelos seus artigos. Tive conhecimento do seu blog atraves do Mundo da Corrida. Eu, tal como você, também gosto muito de correr. Á uns 3 anos tive de parar porque andava com dores nos joelhos muito fortes. Um médico disse-me que tinha problemas de cartilagem. No entanto á coisa de 1 ano e meio, voltei novamente a correr.Foi mais forte do que eu, mas ultimamente voltei a ter novamente dores nos joelhos. Tenho conseguido treinar ( treino 4x por semana) e estava neste momento a preparar-me também para a meia-maratona de Setubal.Será a minha iniciação em Meias-Maratonas. Gostaria que me desse alguns conselhos ou cuidados que tem quanto ás dores nos joelhos. Ultimamanete tenho tido dores na parte exterior do joelho. Ainda no domingo fui fazer 20 km e de tarde andei aflito dos joelhos. Então ao subir e descer escadas nem lhe conto. Ando a tomar uns comprimidos de cartilagem de tubarão que comprei no Celeiro ( Passo a publicidade ). Continue a escrever. Um abraço
Pedro Miguel
Caro Pedro,
é sempre difícil aconselharmos alguem quando não possuimos conhecimentos técnicos sobre os mesmos problemas.
De facto os joelhos é das partes que mais sofrem e que estão sujeitos a problemas na vida e um corredor.
Não posso negar que de facto tenho alguns cuidados para com os meus joelhos. Tento fazer agora diáriamente exercicios de alongamentos a todos os músculos que vão ligar-se ao joelho. Tal como faço exercicíos especifícos para fortalecimento dos próprios joelhos. Mesmo assim, agora mais do que nunca estou a dar maior importância aos mesmos. E mesmo assim surgiu dores. Sinal de que o que eu fazia estava a ser pouco.
Felizmente, consegui integrar no meu treino de corrida, outros treinos complementares, tal como o ginásio. Tenho notado melhorias significativas tanto a nível de fortalecimento muscular como dos proprios joelhos.
Tenho uma série de exercicios que terão de ser feitos diáriamente, varias vezes ao dia, não incluindo os alongamentos que temos de fazer aquando do treino.
Em Julho do ano passado, comecei por ter várias dores agudas do lado de fora do joelho. Era uma dôr que só surgia de vez em quando, mas quando surgia, parecia uma agulha grande que atravessava o joelho.
Pesquisei bastante pela internet, pelos sintomas, etc, e acabei por descobrir que a famosa dôr que aparece do lado de fora do joelho não é no joelho em si. Mas sim, numa membrana que vai desde a zona da anca pelo lado de fora da perna até logo abaixo do joelho. E que quando essa membrana se encontra tensa, normalmente causada por excesso de esforço ou quilometragem a mais do que deveriamos, surge essa dôr. É mais designado por ITBS, ou sindroma da banda iliotibial.
A melhor maneira de evitar essa dôr no joelho, é evitar que ela apareça.
Eu tento fazer 5-6x ao dia alongamento especifico a essa membrana. Ás vezes até quando vou ao WC no trabalho. E desde aí nunca mais tive esse problema
No seu caso, de facto pode ser indicio desse sintoma, como, ja referiu que teve problemas na cartilagem, ser outra coisa.
Tenho andado para comprar também cartilagem de tubarão no celeiro. Já li que faz muito bem às cartilagens do joelhos.
Só uma dica que não lhe vai resolver as dores como é lógico, mas que pode servir para fazer a prova um pouco mais à vontade. Normalmente, quando sinto algum problema antes de uma prova, antes de seguir para a mesma, tomo um anti-inflamatório. Não resolve os problemas quando eles existem, mas fazem-no esquecer durante algum tempo deles.
Mas seria bom que tentasse procurar pela internet, pois tem muita informação, sobre os sintomas que sente. Se quiser alguns desenhos com exercicios, posso lhe mandar, tanto para a ITBS como para os joelhos. Mas tudo tem de ter o seu tempo e não esperar que as dores desapareçam logo.
Já para não falar em todos os outros músculos que vão dar ao joelho, e que sempre que se encontram tensos ou mais fracos, podem originar dores. Estamos a falar dos musculos da frente da perna, dos musculos traseiros da perna, dos musculos exteriores e interiores da perna. Todos eles vão ligar ao joelho.
Esta semana li algures, que um bom exercicio para se evitar muitas dores de joelhos, é colocar uma pequena bola de borracha entre as pernas (joelhos) e fazer pressão durante 5s. Depois afrouxar, e pressionar novamente. Porque, segundo o autor do artigo, os músculos do interior da perna, são muito importantes para os joelhos.
Como pode ver tudo isto é muito complexo. Mas acima de tudo temos de tentar previnir, e não remediar. E tentar, dentro da medida dos nossos conhecimentos e amadores, conhecer o mais possivel o nosso corpo.
Pode ver para ja alguns videos aqui para os joelhos:
http://www.expertvillage.com/interviews/knee-exercises-physical-therapy.htm
um abraço
Nuno
Boa tarde mais uma vez caro Nuno.
Agradeço a sua atenção prestada. Vou continuar a fazer pesquisas na net sobre o assunto.Espero e desejo que a sua prova em Setubal lhe corra bem. Eu estarei lá.
Um abraço
Pedro Miguel
Post a Comment