Thursday, May 17, 2007

Terça-feira: dia com algum vento, mas que dava para treinar perfeitamente à vontade.
Apanhei logo boleia do grupo do costume, que já se encontrava com algum tempo de treino, e iam em bom andamento, a cerca de 4:30. Entrei logo se nesse ritmo, o que de facto não deveria ter feito, mas a adrenalina puxou logo por mim. Ainda fiz 2kms entre 4:30, e 3:30 com esse grupo, que aos poucos e poucos se ia desfazendo. Resolvi depois abrandar, pois não era esse o tipo de treino que pretendia para o 1º dia de treinos semanal.
Apanhei os meus colegas "normais" de treino, e fizemos 10kms bem nas calmas. Acabei com uma média final de treino de 5:16. Nada mau, para quem fazia alguns meses atrás médias de treino de 5:40-5:30.
Quarta-feira: após um dia árduo no trabalho, em que não fiquei muito bem tratado a nível psicológico, e aproveitando o dia práticamente sem muito vento, resolvi que ia fazer séries. Treino para limpar completamente o stress do dia. Felizmente, tive a companhia do meu colega de treino que também ia fazer séries. E foi um treino com um ritmo muito bom, e agradável.
Foram séries de 6x400mts, com 200mts de intervalo em ritmo de jogging.
Comecei por ir a 1:26, 1:23, etc, e a minha última foi a 1:16. Algum tempo atrás, raramente conseguia fazer 400mts a 1:40, e muito menos várias vezes seguidas.
Quinta feira: estava muito vento hoje, soprando do lado norte. E para mais vento quente.
Como normalmente costumo aprender com os erros que faço, este ano, não vou fazer os meus treinos ao final da tarde, sem levar qualquer tipo de hidratação, principalmente nestes meses até setembro. É que o ano passado, fiz alguns treinos em junho, julho, em que acabava completamente desidratado com o calor.
O calor não é o meu forte. Nunca me dei bem com o calor. Antes pelo contrário, com o frio, sinto-me pessoalmente sempre muito muito melhor
Comecei forte, fortissimo demais para começar um treino, ainda para mais quando este era para ser de recuperação.
Comecei sempre a 4:30, até ao km5, em que tive a companhia dos camaradas habituais de treino, e aproveitei para abrandar. E por aí fomos sempre à volta dos 5:00. Acabei por fazer um treino de 12kms, e no final senti-me lindamente.
Aliás, sinto-me cada vez mais em forma, apesar do calor que se começa a fazer sentir, mas nada que uma hidratação adequada mesmo durante o treino não resolva.
Ainda me questiono, o que terá me acontecido na meia maratona de Setubal? Estaria fraco a nível físico para ir fazer a prova, depois das sucessivas idas ao WC? imprimi demasiado cedo um ritmo elevado demais para as minhas capacidades? terá sido o calor e a respectiva desidratação que me tirou completamente as forças? ainda não sei........mas talvez, e cada vez estou mais inclinado para um conjunção destas 3 situações.

No comments: