Será a chegada definitiva do calor? parece que de facto se avizinham para os próximos tempos, treinos sob imenso calor. Estes meses até Agosto, são os que mais me custam, uma vez que não me dou muito bem com exercício debaixo de calor.
Ontem, após a hora do ginásio, ainda fui fazer uns 5kms de treino (se é que se pode chamar a isto que faço à segunda, treino), por volta das 19:30, e apesar do imenso vento que se fazia sentir, este parecia que nos secava todo, tal a temperatura que ainda se sentia nessa altura.
Li ontem um artigo, onde nos ensinam em como planear o nosso ano de treino. Fiquei a saber, que este obedece a uma regra não rígida, mas que deverá ser, dentro a medida do possivel, seguida.Poderá não ser novidade para muita gente que anda faz algum tempo nestas coisas da corrida, mas para mim, e acredito que para muitos iniciantes é completamente desconhecido.
Isto permitirá um crescendo de forma ao longo dos meses, sem sobrecargas de treino, e também permitirá um motivar sempre maior, uma vez que não existe semanas que tenham treinos iguais.
Assim, o planeamento deverá ser feito em efeitos cíclicos, chamado ondas. Estas deverão ser de períodos de 5 meses, 1 mes, 1 semana, e 1 dia.
Talvez não consiga explicar muito bem o que li, apesar de ter compreendido perfeitamente, e de ter já começado a avançar com o meu plano até final do ano. Assim passo a tentar explicar:
As ondas grandes, deverão ser, digamos 4-5 meses, em que ao longo desses meses, irão existir algumas provas pelo meio, tendo como finalidade, p.e., correr uma meia maratona em Setembro.
Fazemos um gráfico com as quilometragens na vertical, e os domingos de cada semana, na horizontal.
Para a primeira semana, digamos, indicamos um total de 40kms, a segunda semana, 50, a terceira, 55, na quarta 30, na quinta 20, na sexta 45, e assim por diante, ou seja, isto traduzido dá mais ou menos qualquer coisa como o gráfico da imagem em anexo. De modo a que o máximo de forma esteja sempre nas vésperas das provas. Isto permite ao corpo, uma vez que vai sofrendo cargas e descanso, ir melhorando a sua performance.
A idéia, é, ir variando, tipo onda as quilometragens semanais.
Depois pode-ser fazer o mesmo para o treino mensal, e dentro deste o diário. Por exemplo, para o mes de Julho, faz-se a planificação do treino semana a semana, etc.
Espero ter pelo menos suscitado alguma curiosidade em relação a este tema, uma vez que não o consigo explicar muito melhor do que isto. Mas para quem estiver interessado, é um tema a investigar, pois pelo que li, isto serve de base tanto para atletas amadores, como para profissionais.
No comments:
Post a Comment