Avizinha-se um treino díficil hoje.
Os meus músculos andam mais rígidos do que o costume. Os joelhos andam algo doridos. Parece que nem querem dobrar, os sacanas! Mas vou esperar para quando estiver a fazer o treino, e..o que será será. Caso note que esteja muito tenso ao correr, simplesmente abdico deste treino.
Será 9.6kms, com 6.4kms a 4:11min/km.
Talvez isto seja do frio, pois só esta semana tenho sentido este estado de rigidez geral.
Por causa do frio, todas as articulações e músculos costumam demorar muito mais tempo do que o habitual para aquecer. Temos de fazer sempre um aquecimento extra e só depois alguns alongamentos, antes de fazer o treino em si. Uma vez que as articulações e os músculos em si, necessitam de maior quantidade de oxigénio para poderem estar prontos para a actividade física. E isso só se consegue com um aquecimento prévio.
O que faz o aquecimento? bem, simplesmente, ao fazer elevar a batida cardíaca, a quantidade de oxigénio começa por chegar mais rápidamente e em maior quantidade a todo o nosso corpo. Assim, tanto as articulações e grupos musculares ficam mais "elásticos" e menos tensos. O que o deixa mais bem preparado para levar depois com uma carga maior de desgaste físico.
Só depois desse aquecimento convêm fazer alongamentos, mas sem exagerar como é lógico, uma vez que está tudo já mais solto.
Pessoalmente, tenho feito nas últimas semanas sempre um aquecimento em ritmo de trote durante 1.6kms.
Depois alongo um pouco, e só depois começo o meu treino normal. Tenho me dado bem com esta metodologia. Mesmo assim, noto que os meus músculos não ficam totalmente quentes devido ao frio. Mas pelo menos assim, estou a tentar evitar o aparecimento de alguma lesão.
Thursday, December 13, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment