Monday, January 14, 2008

Isto não está fácil

Treino longo de domingo não correu nada bem.
Comecei lento, e passado 2kms, coloquei-me no ritmo do costume, 4:50min/km.
Tempo completamente nublado, e com um vento terrível, ainda por cima junto ao mar.
Cedo senti, que algo não estava bem. Aliás, algo não está bem comigo. Foram 19.6kms, em vez dos 21kms que queria fazer, em que dos 12 aos 18km foram sempre na casa dos 4:20-4:30min/km. Fazendo depois o último quilómetro e meio a um ritmo mais controlado e de recuperação de 4:50.
.
Estou a ir-me abaixo mentalmente, e consequentemente, fisicamente. Os últimos treinos que tenho feito, inclusivé os longos, estão a custar-me bastante a nível mental e a nível físico.
E quando termino os treinos, e em vez de ficar bem disposto, começo a ficar irritado, quando começa a ficar difícil vestir para ir treinar, não são bons sinais. Isto poderá ser sintomas de "overtrainning".
Começo inclusivé a duvidar de que não chegarei à 1h30min na meia.
O plano de treinos que escolhi é cansativo e longo. Escolhi um plano longo, porque queria que o meu corpo tivesse bastante tempo para ir se habituando a novos ritmos.
De facto, sei que estou a correr mais do que estava à 2 meses atrás. Disso não tenho dúvida, mas ando cansado, sem forças.
Mas se aprendi algo com isto tudo, foi o de ouvir o meu corpo. E ele está a dizer-me que não está nas melhores condições.
Assim, irei abrandar esta semana. Vou abrandar os ritmos, vou correr o que me apetecer nesse dia à velocidade que me apetecer sem pensar em tempos, de modo a poder voltar apreciar o treino em si, sem massacrar o corpo nem a mente.
Será uma semana de recuperação total. Pois nem os treinos longos estão a saber a treinos longos.
Isto de ter de fazer todos os treinos sempre de acordo com uma velocidade, apartir de uma determinada altura, é chato. Torna-se aborrecido.
Por um lado é bom seguirmos um plano, pois vai nos fazendo melhorar como corredores. E se eu já consigo correr o que corro, posso dar graças aos planos que tenho feito. Mas por outro lado, planos muito longos, podem se tornar chatos, não nos dando muita liberdade para os treinos.
Os treinos longos, os meus preferidos, aqueles em que eu desligava mentalmente deste mundo, e era quase como que não estivesse a correr, aqueles que eu terminava bem disposto, com vontade de na próxima semana correr ainda mais longe, até esses treinos, tornaram-se como que uma obrigação. E isso não pode ser.
Acima de tudo, temos de tirar prazer do que fazemos, caso contrário, isto deixa de ter piada.
Estou ansioso por começar os treinos para a maratona, pois aí irei treinar mais a resistência e não tanto a velocidade.E resistência é do que eu gosto. Prefiro correr 25 ou 28kms a 5:15-5:30min/km do que correr 10kms a 4:45min/km. Dá-me mais gozo.
E neste momento, a corrida não está a dar-me gozo nenhum

No comments: