Thursday, September 10, 2009

Melhor que a encomenda

Apesar de me sentir preso e a cansado a nível muscular, o treino desta quarta feira saiu melhor que a encomenda.
Desta vez não realizei um aquecimento tão forte quanto o costume, pois quis reservar alguma energia para o treino em si, e preservar-me em termos de cansaço muscular.
Assim, e após o aquecimento de quase 5kms, fiz alguns alongamentos e comecei o fartlek de 10x1´(i.1´).
Senti-me sempre algo preso, nunca conseguindo ter as pernas soltas. Mas fui fazendo sempre a puxar. O cansaço a nível de caixa era evidente. Este treino puxa bastante pelo pico de batida cardíaca, pois é sempre ou quase sempre feito no limite.
Após ter chegado a casa e analisado o resultado do treino tirei algumas conclusões:
a 1ª foi de que estou a correr mais rápido do que pensava. Tendo feito quase sempre durante o minuto rápido acima dos 300mts, inclusíve houve a 7ª repetição em que corri 372mts em apenas 1min e com uma média abaixo dos 3min/km (nunca corri tão rápido na minha vida em apenas 1´).
A 2ª conclusão, e como esperava, foi que a batida cardíaca apartir da 7ª repetição já não foi a mesma em termos de recuperação, estando esta sempre elevada mesmo no momento de trote. Mas isso eu já esperava, que com o passar das repetições, a recuperação fosse cada vez mais díficil. Eis o grande objectivo deste fartlek de 1´: treinar o pico de velocidade e a recuperação.
Mais tarde na noite, as dores nos tendões e na sola dos pés continua, mas o cansaço muscular desapareceu por completo.
.
Hoje, quinta feira, o cansaço muscular está afastado. E tirando as dores que ainda permanecem nos pés e nos tendões superiores, estou pronto para treinar.
Isto está a começar a encaixar.
É preciso é calma e deixar passar as semanas. Lá mais para a frente, tudo isto vai ser recompensado.

1 comment:

Guy de Maupassant said...

"No pain, no gain".

Verá que todo o trabalho árduo mais tarde ou mais cedo trará bons frutos.

Bons treinos
Cumps
RM