Monday, September 28, 2009

Nem todos os dias de descanso são bons

Sábado foi dia de descanso.
Sinto-me sempre assim cada vez que começo a ficar em forma. Ou seja, a principio cada dia de paragem e descanso, sabe bem, e até se torna um alívio.
Mas à medida que os dias, as semanas de treino vão entrando no corpo, cada dia de paragem começa por me fazer pior do que melhor. Senão vejamos, à cerca de 2 anos atrás, eu tinha 2 dias de descanso efectivo por semana. O dia de descanso sagrado de sábado, e o de segunda feira.
Mais à frente, entrei para a musculação para reforço muscular, e o dia de descanso de segunda feira foi substituido pelo ginásio no chamado cross training, ou seja descanso activo com outra modalidade.
Um pouco mais à frente, mesmo indo para o ginásio, quando regressava aos treinos na terça feira, notava uma grande falta de ritmo, pernas pesadas, quase presas mesmo. Resolvi pois, continuando a ir à musculação sair da mesma, e ainda ir fazer 30mins bem lentos para dar algum ritmo às pernas.
Apesar de ter deixado a musculação alguns meses atrás, a segunda feira passou a ser treino efectivo de corrida.
Actualmente, a segunda feira é dedica a 30mins de aquecimento e a treino técnico.
Quanto ao sábado...bem, este sábado soube bem descansar efectivamente. Mas no domingo de manhâ, estava completamente nas lonas. As pernas pesadissímas, parecia que não treinava alguns dias.
Resultado: foi uma primeira meia hora completamente a arrastar-me. A sorte foi que a companhia era boa do Proença, Aristides e Cardoso. Eles iam para 1h15´, e eu para 1h. Pelo que deixei-os quando tinha meia hora de treino. Ao fazer a volta, resolvi acelarar um pouco mais o ritmo para animar as coisas. Pois nem o ipod tinha levado, havia que animar o treino.
Assim se passou 1h de treino com média de 4:50´/km
Conclusão: o descanso de sábado fez-me pior do que melhor.
Mas sábado é sábado, e esse têm de ser mesmo de descanso efectivo.

No comments: