Friday, March 26, 2010

Pior a emenda que o soneto

Após ultimo mês e meio de treino onde efectivamente nunca me senti grande coisa fisicamente, não poderia deixar de tentar na meia da ponte 25 de Abril, entrar finalmente na 1h24´.
Sabia claramente a minha forma física actual, e como tenho sentido nos treinos de velocidade.
Por isso, o objectivo era arrancar desde logo no ritmo pretendido dos 4´00"/km para não ter puxar algures mais para o fim da prova, para ir buscar alguns segundos pois sabia que não tinha forma fisica para tal.
Assim foi. Primeiro quilómetro desde logo nos 4´/km, e por ali me fui mantendo, incluindo na descida até Alcântara.
Ao fazer o primeiro retorno perto de Santa Apolónia, pensei em ter o vento pelas costas, e sei como rolo bem com vento pelas costas. Estava com esperança de me aguentar bem e sem grande esforço.
Puro engano. Foi precisamente a chegar à zona de Santos que comecei a ver o ritmo a baixar para os 4´05"/km. Depois mais à frente, não consegui sair dos 4´10". A prova e o objectivo estavam estragados. Havia então que tentar bater o meu record pessoal.
Mas o aparecimento de fortes cólicas deu cabo de tudo.
Pela segunda vez em prova, tive de parar. Parei cerca de 4x. Esperei pelo Luis para o ajudar a ir até ao fim. Apesar de ser dificil me manter nos 4´30", tentei sempre e nunca desisti, apesar da vontade ser enorme.
Sofri a bom sofrer até final. E pela primeira vez, nem olhei para o relógio ao cortar a meta.
Só alguns dias mais tarde vi a linda figura que tinha feito: 1h31:30. Lindo.
Dado as circunstacias, foi bom.
Depois foi tempo de pensar, repensar o que têm vindo a correr mal. Levantar a cabeça e voltar a treinar no duro, e melhorar a forma física. Mas isso é so para a semana, pois esta semana, temos descanso.
E mais uma vez digo, corremos o que treinamos. E de facto quando os treinos não correm bem, não são as provas que vão correr.

No comments: