Tuesday, November 23, 2010

Mais um longo de domingo

Uma vez que já resolvi não ir à Corrida Luzia Dias, dado que nesta altura e em véspera da meia maratona não me irá trazer nada de benéfico além do desgastar físico já que seria a primeira prova da temporada, vou tentar poupar-me nesse domingo e guardar um pouco das restantes forças existentes para os 21kms que se adivinham.
Assim, este domingo passado, seria o último que teria para fazer um treino um pouco mais "à séria".
Resolvi pois aumentar a fasquia e fazer mesma a "full distance", os 21kms.
Levantei-me cedinho, perto das 7h, e fui para as piscinas do Jamor. Fazia bastante tempo que não começava um treino longo daqui, tal como nos bons velhos tempos.
Arranquei em direcção a Algés, e sempre em frente. Tentei impor logo um ritmo apartir do 2ºkm que me permitisse fazer uma média razoável.
Sempre na casa dos 4:40min/km, por ali fui andando. Já quando fiz o retorno, perto do restaurante Portugália, estava na hora de fazer uma ligeira mudança de ritmo para os 4:30min/km. E foi, novamente nos 12kms, tal como no domingo passado que acelerei mais para perto do ritmo de meia maratona pretendido. Mas desta vez, contei com o vento de frente, o que também não me ajudou muito. Mas senti-me bem melhor este domingo do que no domingo anterior. Mesmo contra o vento sempre fui me mantendo nos 4:10min/km, inclusive consegui fazer 2 quilómetros nos 4:00min/kms. Tentei manter o ritmo nos 4:10 até aos 19kms. Zona onde começava o "todo o terreno" a seguir à estação de Algés. Hora de abrandar até final. Mas eis que uma valente chuvada, quando faltava apenas 2kms para o fim, apareceu, e não nem foi necessário dizer mais nada. Mesmo pelo meio de pedras e pedregulhos, lá arranquei para os 4:30min/km,e assim fui até final, novamente nas piscinas do Jamor.
Treino rápido, 21kms, com média de 4:30min/km. Estava feito.
Mais um treino longo, e mais uma conclusão. Já deveria ter tomado a decisão que tomei na outra semana, algumm tempo atrás.
Já não vou a tempo de me preparar melhor para esta meia maratona.
Efectivamente, a vontade de treinar, está a voltar, e com a mesma força que sempre tive nos últimos anos.
Quando não nos sentimos bem, temos de nos mexer, tomar atitudes. A minha já foi algo tarde para esta prova. Mas outras provas virão.
A decisão está tomada, a meia maratona de Dezembro, irá apenas para servir de abertura de época competitiva, para mim. Nada de tentar bater tempos do ano anterior, pois não estou com ritmo suficiente para tal. Conheço bem o meu corpo, e sei os indicadores que os treinos longos e os de ritmo me dão.
Os treinos que desde alguns meses tinha vindo a fazer já não me estavam a encaixar. Algo tinha de mudar. O resultado estava nas prestações das provas, na vontade e motivação de treinar e fazer as mesmas.
Finalmente, parece que tudo começou a regressar, e nada andava perdido como eu já tinha chegado a pensar. Apenas se encontrava escondido.
Assim, agora é levantar a cabeça, esperar que os novos métodos de treino encaixem novamente como dantes, e vamos a elas. A motivação está de volta.
A prioridade agora vão ser outras. Treinar exclusivamente para as provas escolhidas.
A sério a sério, a primeira irá ser 20kms Cascais. Mas aquela que vou apostar mais irá ser a meia maratona de Setúbal. Sim, essa, aquela que toda a gente que acompanha o meu blog desde o ínicio já sabe o que representa para mim. Essa irá ser aquela que irei tentar obter a minha melhor marca nos 21kms. Mas até lá, temos ainda algumas outras competições, meia de dezembro, 20kms Cascais, corrida SLB, Corrida do atlantico(em duvida), etc.

No comments: