Monday, October 10, 2011

E desta foi de vez

E foi finalmente este domingo, que ganhei forças para cumprir o já que deveria ter começado a fazer. Levantar cedinho e ir treinar um longo.
Dado o plano em curso, tenho de manter o rigor o mais próximo possível.
Assim, 7:45 da manhâ, ainda mal o sol se via, já eu estava a sair do fórum Montijo.
Quem me conhece minimamente nestas andanças das corridas, sabe o quanto eu adoro distância, e principalmente treinos longos.
Já nem me lembro da última vez que treinei tanta distância seguida. Provavelmente cerca de 7-8 meses.
Tinha de manter os "cavalos" para o calmo, pois desta vez não iria ser "treininhos" de 45-50min.
Assim fui me mantendo pelos 5:10min/km. Saí do Montijo, em direcção a Sarilhos Grandes.
O frio matinal fazia-se sentir. Os braços e as mãos iam geladas, mas tinha de aguentar os primeiros minutos assim, pois sabia que o sol em breve ia nascer e aquecer bem. Pelo que era impensável levar manga comprida.
E assim foi. Sol a nascer e o frio a desaparecer.
Sempre em estrada, por um caminho que nunca antes tinha pisado, em direcção à Moita eu ia.
Ao chegar à Moita, e para grande tristeza minha, verifiquei que estava a apenas cerca de hora e meia do ínicio da meia maratona ribeirinha da Moita. Ora bolas pensei eu. Mesmo aqui ao lado, e eu não sabia. Mas para o ano, não escapa...
Uma vez na Moita, não estava com disposição de fazer o caminho de retorno. Uma vez que me encontrava a território desconhecido, estava com vontade de ir à descoberta. Era um risco, uma vez que estava a fazer um treino longo pela primeira vez em muitos meses, os quilómetros nas pernas não são muitos, e em sitios desconhecidos.
Assim, tive de perguntar aqui e ali, o caminho em direcção ao Montijo. E lá fui em frente. Em direcção à praia fluvial do Gaio, e logo de seguida Sarilhos Pequenos.
Pelo caminho ia me castigando a mim mesmo, pois ia vendo na beira da estrada, as marcações dos quilómetros da prova que daí a alguns momentos ia começar, e eu não participei. Ainda por cima numa meia maratona, bem ao meu gosto.
Aos 13kms, comecei a sentir a falta de quilómetros nas pernas. Estava a começar a entrar em territorio estranho. O meu corpo começava a dar sinais de que isto não estava programado. Mas em frente a gente vai, porque é para a frente que é caminho.
Aos 15kms, os joelhos começaram a pesar, mas a seguir a Sarilhos Pequenos, apanhei de novo a estrada em direcção a Sarilhos Grandes, e foi a descer durante algum tempo, pelo que deu para esticar a perna e aumentar o ritmo um pouco, para a casa dos 4:40min/km.
Para finalmente chegar novamente ao ponto de começo.
O que era afinal para ser 18kms, acabou por ser 21kms para 1h44. Nada mais nada menos do que aproximadamente a meia maratona. Lógicamente que esta nunca na vida iria ser corrida no mesmo ritmo que fiz o treino.
Terminei bem, pernas pesadas, o normal.
Mas o treino e o objectivo estava cumprido. Dar quilometragem e treino à maquina, o chamado treino aeróbico.
Para a semana têm mais do mesmo

No comments: